Ratinho Jr. apresenta medidas econômicas para apoiar setor produtivo

De Daniela Borsuk | 27 de março de 2020 | 11:32
(Foto: Arnaldo Alves/ ANPr)

Na manhã desta sexta-feira (27), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou novas medidas econômicas para estimular a atividade produtiva e reduzir os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus na economia.

Conforme Ratinho Jr., o objetivo do pacote de investimentos do governo, de cerca de R$ 1 bilhão, é “construir um projeto robusto de proteção ao emprego”, para que os profissionais do Paraná – autônomos, microempreendedores, proprietários e funcionários de pequenas e médias empresas – possam passar pela crise econômica gerada pela Covid-19 com o menor impacto possível. Com a suspensão de pagamentos de contratos, ao todo, a economia deve girar com mais de R$ 6 bilhões em circulação.

No pronunciamento, além do governador, também foram ouvidos o Diretor Presidente da Fomento Paraná, Eraldo Neves; o Diretor Administrativo da Agência Paraná do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley; e o Diretor Superintendente do Sebrae no Paraná, Vítor Roberto Tioqueta.

Medidas

Entre as medidas anunciadas, está a liberação de uma linha de crédito desburocratizada para atender autônomos, micro e pequenos empresários, com carência de 12 meses para iniciar o pagamento do empréstimo. Parte do investimento para a linha de crédito será destinada para o Banco da Mulher Paranaense.

A Fomento Paraná também irá destinar fundos para médias e grandes empresas, que devem firmar um compromisso com o governo para não realizar demissões durante os próximos meses.

Além disso, cerca de 277 mil empresas, que fazem parte do Simples Estadual, não precisarão fazer o pagamento da taxa de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-PR) pelo prazo de três meses (90 dias).

O Governo do Paraná também pretende manter os contratos com as empresas terceirizadas que prestam serviço para o Estado, com a condição de que elas não façam demissões de funcionários.

Em relação aos municípios, para que o dinheiro continue em circulação, as prefeituras que solicitarem junto à Fomento Paraná, terão suspensão de pagamentos de contratos ativos com o Governo Estadual por seis meses. Empresários também poderão fazer a solicitação, mas a suspensão será menor, de até três meses.

Em casos de dúvidas, os empresários do Paraná podem entrar em contato com o Sebrae, que está funcionando por atendimento online, mas segue à disposição para fazer esclarecimentos sobre a melhor forma de agir diante da crise.