UTFPR prorroga por um mês suspensão das aulas presenciais

De lucianpichetti | 12 de novembro de 2020 | 14:30
Foto: UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) prorrogou até 11 de dezembro a suspensão das aulas presenciais, com a manutenção da prestação de serviços e do funcionamento das unidades. O atendimento presencial deve ser feito prioritariamente, das 10h às 16h, com agendamento prévio por e-mail.

Instrução Normativa 14/2020, divulgada nesta semana, traz novas orientações em relação às atividades na Universidade, diante da pandemia do novo coronavírus.

Retorno do administrativo

O documento estabelece ainda que devem ser feitos todos os preparativos operacionais e sanitários nos 13 câmpus da UTFPR para o retorno presencial, gradual e seguro, nos setores administrativos. A data será prevista ao final da vigência desta instrução normativa.

Após essa data, continuam trabalhando em casa apenas os servidores que pertencem a grupos de risco:

a)com idade igual ou superior a 60 anos;
b) com cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados, portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada) e miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica);
c) com pneumopatias graves ou descompensados (dependentes de oxigênio, asma moderada/grave, DPOC);
d) com imunodepressão e imunossupressão;
e) com doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5);
f) com doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica;
g) com neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele);
h) com doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e
i) gestantes e lactantes;
f) na condição de pais, padrastos, madrastas ou responsáveis, que tenham filhos ou menores sob guarda, em idade escolas ou inferior, nos locais onde ainda estiverem mantidas a suspensão das aulas presenciais ou dos serviços de creche e que necessitem da assistência de um dos pais ou guardião, e que não possua cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência ou no apartamento para prestar assistência;
g) que coabitam com idosos ou pessoas com deficiência e integrantes do grupo de risco para a Covid-19;
h) pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19 por, pelo menos, 14 dias.

Acesso ao câmpus

O acesso à Universidade continua restrito a servidores devidamente identificados; estudantes e empresas, com a prévia autorização do responsável; e participantes de programas de empreendedorismo.

Em todos os casos, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial nas dependências dos câmpus.

Atividades acadêmicas

O calendário acadêmico continua suspenso para os cursos regulares. As atividades didáticas não presenciais devem seguir resolução específica do Conselho de Graduação (Cogep). Já as de pós-graduação stricto sensu são mantidas como remotas.

O documento, que pode ser acessado aqui na íntegra, traz ainda orientações sobre bancas e editais de exames de seleção, regras para o trabalho dos estagiários, reuniões e formaturas.

Da redação com assessoria