Saúde reorganiza rede e ativa 174 novos leitos para covid-19 em Curitiba

De lucianpichetti | 30 de novembro de 2020 | 17:38
Foto: Renato Próspero/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) volta a reorganizar a estrutura de atendimento para reforçar a rede hospitalar de suporte para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O novo fluxo vai possibilitar a ativação de 174 novos leitos SUS exclusivos para covid-19, 50 de UTI e 124 de enfermaria.

A superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros, explica que o avanço da pandemia nas últimas duas semanas exige que o município priorize o atendimento emergencial.

“Esse movimento de adaptação dos serviços já estava previsto no plano de contingência. Com o novo cenário precisamos adotar medidas para ganhar eficiência no enfrentamento à pandemia”, diz a superintendente.

O plano de reforço contempla, além da ativação dos 174 leitos na capital a reorganização das unidades básicas de saúde, da urgência e emergência e remanejamento de profissionais para reforçar o atendimento hospitalar.

Novos leitos

Os 174 novos leitos representam um acréscimo de 23% na capacidade hospitalar para tratamento da covid-19 em Curitiba (eram 756 até aqui). Considerando os novos leitos de UTI (50) o acréscimo da capacidade é de 15% e os demais novos leitos de enfermaria (124), representa um acréscimo de 29% sobre a capacidade anterior.

Os novos leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 34 vão ser abertos no Hospital de Clínicas (24 na próxima semana e 10 na semana do dia 07 de dezembro); 50 na UPA Boqueirão (31 hoje e 19 na próxima semana); e 40 no Hospital Vitor do Amaral (na semana do dia 07 de dezembro).

As novas UTIs estão sendo atividades nos seguintes serviços de saúde: 10 no Instituto de Medicina a partir de 02 de dezembro; 10 na Santa Casa (5 a partir de hoje e 5 na próxima semana); 30 no Hospital Municipal do Idoso (12 a partir de 29/11 e 18 a partir da próxima semana).

UPA exclusiva para covid

Desde sexta-feira (27) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão suspendeu temporariamente o atendimento geral por busca direta e passou a atender exclusivamente casos de covid. No local estão sendo ativados 50 leitos de enfermaria exclusivos para a covid-19, 31 já foram ativados, outros 19 serão ativados na próxima semana.

Moradores da região com urgência e emergências de saúde podem buscar atendimento nas UPAs Pinheirinho, Sítio Cercado e Cajuru. Para as pessoas com sintomas respiratórios leves a orientação é ligar para a Central de Atendimento, no telefone 3350-9000, das 8h às 20h, todos os dias da semana.  A central dará as orientações e fará o agendamento do exame.

Unidades de saúde

Nesta segunda-feira (30), os atendimentos eletivos das unidades de saúde (aqueles que são agendados e que não têm urgência) foram suspensos temporariamente.

Com a reorganização, 77 unidades de saúde que já atendem com fluxo dividido logo na entrada, separando os atendimentos de pessoas com sintomas suspeitos do novo coronavírus e de outras condições de saúde, passam a atender exclusivamente situações de urgência em saúde (como pressão alta e atendimentos essenciais, como pré-natal, pacientes com condições crônicas descompensadas e outros casos). 

Também serão atendidas as urgências e emergências odontológicas. Outras 10 unidades de saúde funcionarão exclusivamente para vacinação do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Com a mudança, 24 unidades, bem como as 10 dedicadas à vacinação, irão transferir o atendimento para unidades próximas e todos os profissionais desses locais irão reforçar o atendimento no restante da rede.

Novos locais

Quem tinha como unidade de referência alguma das unidades cujo serviço será remanejado neste período, pode consultar as listas abaixo, para verificar qual sua nova unidade de referência neste momento.

Da redação com assessoria