Transporte escolar vai ter limite de ocupação de 70%

De Barbara Schiontek | 27 de janeiro de 2021 | 16:38
Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Com o retorno das aulas presenciais, os operadores de transporte escolar de Curitiba vão precisar respeitar os protocolos sanitários relacionados à covid-19. A Urbanização de Curitiba (Urbs) determinou que as vans escolares, que transportam os estudantes, tenham ocupação máxima de 70% e disponibilizem álcool gel. O uso de máscara é obrigatório.

O ano letivo começa no dia 18 de fevereiro. Os 140 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba vão ter modelo híbrido, ou seja, parte dos alunos irá presencialmente para as unidades e o restante, vai acompanhar os conteúdos por meio de videoaulas, formato adotado desde o ínicio da pandemia. A escolha é decisão das famílias.

Transporte escolar

As vistorias dos veículos começam no dia 25 de janeiro, visando atender aos estudantes com segurança após o retorno das atividades escolares. O cronograma está disponível no site da Urbs.

A primeira parcela do Preço Público do ano de 2020 referente às autorizações do Serviço de Transporte Escolar (STE) deverá ser quitada até 31/03/2021, sendo que a data de vencimento da segunda parcela fica programada para trinta dias após o retorno das atividades escolares e limitada à 31/12/2021.  A taxa de outorga é de R$ 640.

Os autorizatários também terão o benefício, até o 31/3, de isenção das taxas cobradas pelos serviços realizados pela Urbs, como licença cadastral de condutor/monitor e vistoria veicular, emissão de licença provisória de condutor, certidões, dentre outros. Juntos, esses valores somam R$ 150.

De acordo a Urbs, há 914 vans cadastradas na cidade. Ao todo, possuem a capacidade para transportar 24 mil alunos em todos os turnos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba