Nivus, novo SUV da Volkswagen está chegando em plena pandemia.

De antoniosilvacwb | 21 de abril de 2020 | 14:47

Nivus é o novo SUV da Volkswagen fabricado no Brasil e que será lançado no final deste primeiro semestre. Sabe-se que será maior que o T-Cross mas que poderá custar menos. A plataforma é a mesma, a MQB. As informações sobre o novo carro ainda são poucas.

Depois do T-Cross no Brasil, a Volkswagen desenvolveu o seu primeiro SUV Coupé.  Mas pode ser chamado de New Urban Coupé, Crossover, SUV coupé, Carro-design, o Nivus é um pouco de tudo.

Com lançamento marcado ainda para o primeiro semestre deste ano, o Nivus, foi um projeto desenvolvido, originalmente, pela Volkswagen Brasil.

No início foi pensado apenas para o mercado brasileiro, mas o projeto rapidamente ganhou âmbito maior, passando a ser encarado, não apenas como um produto para consumo exclusivamente interno, mas, sim, destinado a outros mercados sul-americanos.

Entretanto e até hoje sem qualquer representante no sub-segmento dos SUV coupe, que tem procura crescente na Europa, a Volkswagen repensou o projeto e decidiu que o Nivus marcará presença, igualmente, no Velho Continente.

Concebido para se posicionar acima do T-Cross e abaixo do Tiguan, com os quais compartilha a plataforma modular MQB, ainda que enveredando por um visual claramente diferenciador.

No Nivus, desempenho e eficiência energética são itens de série. Seu motor é o consagrado 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas, que combina conforto e baixo consumo. Esse conjunto mecânico é o mesmo que atualmente faz muito sucesso entre os clientes de Polo, Virtus e T‑Cross.

Para ser vendido na Europa, a Volkswagen irá repensar esta motorização. Lá, o lançamento está previsto para 2021.

O Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Seguindo a receita de sucesso dos modelos Polo, Virtus e T‑Cross, o Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. E mais: ele será o primeiro modelo desenvolvido localmente e que será também produzido e comercializado no mercado europeu. 

projeção feita pela @OverbostBR/Instagram

O Nivus exibe um desenho marcante, com amplo destaque para a queda suave da coluna ‘C’, uma característica típica dos cupês e que eleva a natural esportividade do modelo. Sua personalidade ganha argumentos ainda mais marcantes com os faróis e as lanternas em LED, além do DRL totalmente em LED, com uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o pacote visual exclusivo.

O novo sistema de infotainment, totalmente desenvolvido no Brasil, tem nome e sobrenome: VW Play. Ele traz uma nova tela de altíssima definição e diversas funcionalidades que estabelecerão um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.

Graças à Estratégia Modular MQB, o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com total conforto os cinco ocupantes. O balanço traseiro mais pronunciado permite oferecer também um excelente porta-malas, com capacidade para até 415 litros –um dos maiores entre os modelos compactos, tanto no segmento de hatches quanto no de SUVs.

Com relação a tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.   Outro diferencial do Nivus é o conjunto de faróis e lanternas de LED, exclusivos nesta classe de veículo no mercado. Ele traz uma identidade visual completamente nova, adotada pela primeira vez em um modelo Volkswagen.