Bronco, o ícone da Ford, voltou e vem para o Brasil

De antoniosilvacwb | 24 de julho de 2020 | 16:35

Depois de vários anos fora do mercado, a Ford agora retorna com o Bronco, em uma família totalmente nova de veículos off-road robustos. O lançamento foi  esta semana nos Estados Unidos e este carro estava sendo contado para ser fabricado também aqui no Brasil, mas não se falou mais nisso. Mas, mesmo que seja importado, o modelo Bronco Sport já tem parada programada no mercado nacional, devendo chegar por aqui no final do primeiro semestre de 2021.

O novo Bronco entra em cena com uma linha totalmente 4×4, com a produção começando no início de 2021 e os primeiros modelos chegando nas concessionárias Ford na próxima primavera no continente americano. Assim como o Bronco de primeira geração, apelidado de GOAT, a missão do novíssimo Bronco 2021 é oferecer o máximo de 4×4 para qualquer lugar, a qualquer hora em capacidade e confiança. O Bronco incorpora tecnologias de mapeamento e condução off-road para proporcionar aos aventureiros tanto diversão quanto off-road mais exigentes.

São oferecidos até sete modos selecionáveis ​​pelo motorista, incluindo Normal, Eco, Esporte, Escorregadio e Areia, com Baja, Mud / Ruts e Rock Crawl para dirigir fora de estrada.

A grande capacidade off-road é possível graças à melhor distância disponível no solo com ângulo máximo de entrada de 29 graus e ângulo de saída de 37,2 graus, além da melhor capacidade de passar pela água de até 95 centímetros. A capacidade fora-de-estrada é reforçada ainda mais por ganchos de reboque expostos nas partes dianteira e traseira e pára-choques modulares de aço disponíveis para serviços pesados ​​com montagem de guincho Ford Performance.

A nova arquitetura Bronco de duas ou quatro portas baseia-se em um chassi de aço de alta resistência e a melhor suspensão disponível do segmento.

A melhor cavalaria e torque estão disponíveis com o motor EcoBoost V6 de 2,7 litros, projetado para produzir 310 cavalos de potência e 40 nm de torque, enquanto o EcoBoost de 2,3 litros oferece o melhor torque de quatro cilindros da categoria, de 31 nm. com 270 cavalos de potência.

Para uma máxima capacidade em baixa velocidade, uma transmissão manual de 7 velocidades, em conjunto com o avançado sistema 4×4 com engate automático sob demanda. E também uma transmissão automática SelectShift 10 velocidades disponível facilita a condução em estrada e fora de estrada, com caixa de transferência 4×4  mais avançada disponível.

Os modelos de duas e quatro portas da Bronco tornam a experiência ao ar livre fácil e divertida. Os modelos de duas portas vêm com um sistema de teto de três seções padrão. Os modelos de quatro portas possuem quatro seções de teto removíveis – painéis dianteiros esquerdo e direito, painel central de largura total e seção traseira. Os painéis de teto em todos os modelos podem ser removidos por uma pessoa, destravando no interior do veículo. .

Uma capota de tecido, padrão nos modelos de quatro portas, oferece fácil acesso ao ar livre e uma função de inclinação exclusiva para acesso rápido à área de carga traseira. Para os clientes que não desejam escolher entre uma capota flexível ou capota rígida, o modelo de quatro portas pode ser opcional com ambas.

Cada Bronco vem com portas sem moldura exclusivas que facilitam a remoção. Nos modelos Bronco de quatro portas, todas as quatro portas podem ser armazenadas a bordo. Espelhos exclusivos mantêm a visibilidade lateral quando as portas são removidas. 

O painel de instrumentos é inspirado no modelo de primeira geração, com medidores e controles claramente visíveis e intuitivos. Cores e materiais são inspirados em paletas naturais e equipamentos para atividades ao ar livre. Com a funcionalidade off-road, os materiais são resistentes e robustos.

O Bronco está à frente da competição off-road, com um sistema SYNC  4 de 12 polegadas, exclusivo para o segmento , com atualizações aéreas e integração perfeita ao aplicativo FordPass Performance com navegação off-road – um recurso exclusivo da classe Bronco que permite aos proprietários planejar, navegar e compartilhar com facilidade suas aventuras off-road. O sistema SYNC também exibe o sistema de câmera de 360 ​​graus com vistas exclusivas para fornecer visibilidade adicional em atividades técnicas, como rastreamento de rochas.


Nos Estados Unidos o bronco custa o equivalente a 160 mil reais.