Foz do Iguaçu terá novo lockdown neste fim de semana

De Barbara Schiontek | 26 de março de 2021 | 15:25
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Neste fim de semana, um novo lockdown vai acontecer em Foz do Iguaçu, com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. Conforme previsto no decreto municipal nº 29.058, fica estabelecido o toque de recolher, das 18 horas de sábado (27) até às 5 horas da manhã de segunda-feira (29). As atividades comerciais devem encerrar o atendimento até às 17 horas de sábado. 

Este é o terceiro lockdown consecutivo adotado pelo município para frear a transmissão do coronavírus e, consequentemente, reduzir o número de casos e mortes pela doença. Nas duas primeiras ações, a cidade atingiu uma média de 70% de isolamento social e a expectativa é manter o índice.

A determinação vale para atividades essenciais e não essenciais, com exceção dos serviços de saúde, atrativos turísticos e meios de hospedagem, somente para atendimento a turistas. Os atrativos turísticos podem funcionar somente com 30% da capacidade.  

Delivery

Uma das novidades no decreto foi a ampliação no horário, até às 22 horas, de delivery de alimentos e de gás. No sábado (27), o serviço de entrega  pode funcionar das 17h às 22h e, no domingo (28), das 10h às 22h. Está proibida a retirada no balcão.  

Postos de combustíveis podem funcionar até às 20h. O Terminal de Transporte de Passageiros pode funcionar, exclusivamente para embarque e desembarque. O transporte coletivo estará suspenso, exceto para atender, exclusivamente, os trabalhadores da área de saúde, conforme operacionalização pelo Foztrans.

Atividades religiosas 

Poderão ser realizadas lives nos templos religiosos, com no máximo cinco pessoas, até às 20h de sábado e domingo. No caso de abordagem em blitz, deve ser apresentada uma declaração, emitida pela autoridade eclesiástica, constando os nomes dos participantes, o horário e o local da atividade. 

Permissões

Está permitido o funcionamento de farmácias, para atendimentos de urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização dos órgãos municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet.

O transporte privado de passageiros pode funcionar somente para atender moradores que possam justificar o deslocamento.

Denúncias 

As denúncias, relacionadas ao descumprimento das medidas restritivas, podem ser feitas pelo número 199 ou pelo aplicativo 156 Foz.

As multas para pessoas físicas e jurídicas que descumprirem o decreto variam de 10 a 100 Unidades Fiscais (UFFI), o que corresponde de R$ 916,10 a R$ 9.161,00.

Colaboração Prefeitura de Foz do Iguaçu