Fotografia: Lixo se transforma em acessório fashion para ensaio à distância durante a quarentena

De Desavesso | 29 de abril de 2020 | 18:43

O fotógrafo Glauber Bassi é um profissional reconhecido por clicar ensaios de modelo para projetos de moda, lifestyle, arte contemporânea, campanhas publicitárias e revistas masculinas. Brasileiro radicado na Itália, Bassi retornou ao Brasil às pressas depois do pico da pandemia na Europa e teve que se reinventar para seguir com a profissão e não perder sua fonte de renda. Para isso, realizou pela primeira vez um ensaio fotográfico à distância com modelos de diversos países em um projeto com tema totalmente sustentável.

“Através da videoconferência, coordenei suas poses e fotografei modelos que estavam em diferentes partes do mundo diretamente da minha casa, em São Paulo. É possível sim, fazer um ensaio à distância”.

A logística contou com a ajuda do Zoom, app de videoconferência, cuja popularidade explodiu com a pandemia do novo coronavírus. O fotográfico ainda ressaltou que, para que o projeto desse certo, foi preciso colaboração mútua entre todas as partes.

“Eu vi o empenho de todo mundo, porque se você está no estúdio, temos profissionais de maquiagem, cabelo, entre outros para ajudar a criar o modelo perfeito. Nesse projeto eles fizeram tudo isso sozinhos, apenas com minha orientação virtual. É preciso ter muita confiança, e é o que muitos estão tendo que lidar hoje em dia trabalhando por sistema home office, em casa, durante a quarentena”, disse.

Ele ainda falou sobre o novo modelo de trabalho. “Estou sempre aberto às novas experiências e esse ponta pé inicial foi excelente. Se for esse o novo jeito de fotografar daqui pra frente, terei que me adaptar, mas vou adorar. Foi a primeira vez que fiz esse trabalho e o resultado ficou melhor do que eu esperava. Adorei fazer esse ensaio”. O processo criativo do projeto envolveu sustentabilidade.

De Londres, o modelo Israel Cassol fotografou reutilizando peças do seu guarda-roupa e complementou com sacos plásticos de lixo para fazer o busto. A criação ficou completamente a cargo dele.


Usando plástico insulfilme, a modelo Fernanda Albanesi também participou do projeto sem sair de casa, no México.

A stylist Nathy Kuprian fotografou com latinhas de refrigerantes enroladas no cabelo como um bobs diretamente da Itália.

Robertt Monteiro ousou em fotografar com restos de alimentos no corpo. O modelo está em Mato Grosso, no Brasil.

O ensaio completo pode ser conferido via redes sociais do fotógrafo Glauber Bassi.