Conhece-te a ti mesmo…

De dorisberaldo | 13 de abril de 2020 | 17:04
(Foto: Pixabay)

Sabedoria da Antiga Grécia que hoje continua a servir como um disparador de descobertas e melhorias. Quando aplicado a Comunicação, você pode aumentar sua produtividade, seu reconhecimento no mercado de trabalho ou até mesmo na vida pessoal. E para alcançar estes resultados, segue o primeiro passo: conhecer a si mesmo.

A partir do autoconhecimento é possível definir ações que podem te levar a desenvolver suas habilidades comunicativas, potencializar suas qualidades, aumentar sua satisfação pessoal ou até mesmo definir por uma mudança de comportamento. Agora, como melhorar o desempenho de suas habilidades comunicativas, se você não sabe quais são? Sim, o autoconhecimento é importante para o desenvolvimento da sua Comunicação!

Você já reparou quais sinais você emite com os seus gestos, ou com a sua fisionomia, ou com o tom da sua voz? Você já escutou “por que você está brabo?” quando na verdade você estava apenas sendo firme? Parece que sua equipe de trabalho ou seus colaboradores não conseguem se aproximar, mesmo quando esta é sua intenção? Ou você sente que quando fala não demonstra credibilidade, mesmo você sendo uma pessoa com referências sobre o assunto?

Quando estas ou outras situações semelhantes ocorrem, normalmente as pessoas me procuram dizendo: eu não sei porque isto acontece. Justamente aí é que está a questão. Conhecer o motivo é o que pode nos ajudar a encontrar a solução. Muitas vezes, a mudança na forma de falar, a postura e a adequação de alguns movimentos já passam outras características e a comunicação começa a ser mais efetiva. Nas próximas semanas vamos tratar aqui sobre estes recursos tão importantes para nossa Comunicação, mas para isso será necessário que você responda: quais sinais você emite enquanto fala?