A escuta na Comunicação

De dorisberaldo | 16 de julho de 2020 | 13:53

Saber escutar é uma arte! Não só ouvir, mas escutar, atentamente, empaticamente. Na comunicação o saber escutar é tão ou mais importante que o saber falar. Esta afirmação é o que tem movimentado muitas pessoas a fazerem não somente os cursos de oratória, mas também os cursos de “escutatória”. Ainda sendo comentados com tom de novidade, o crescente número de alunos demonstra que muitos já perceberam suas vantagens e suas consequências.

O que está em jogo aqui é o genuíno interesse das pessoas pelas pessoas! Escutar de um modo diferente do que o habitual, escutar sem pensar na resposta, escutar prestando atenção a quem está falando, seja seu subordinado, seu líder, seu par, seu familiar, seu vizinho, não importa. O que se sabe é que a verdadeira escuta tem o poder de transformar as relações e fique atento, porque a sua capacidade de escutar também está diretamente ligada à sua capacidade de alcançar seus resultados.

Afinal, como estar a frente de um projeto que envolve outras pessoas sem escutar verdadeiramente os envolvidos?

Mas como segurar a vontade de falar, de emitir uma opinião, de interromper quando não se concorda? Pode parecer complicado no início, mas como trata-se de uma habilidade, com disciplina, boa vontade e treinamento esta capacidade vai se dilatando até se tornar um hábito. Inicie por manter o silêncio enquanto o outro fala e evite criar suas respostas, fique ali escutando e depois faça perguntas, procure entender o que o outro está dizendo. Demonstre interesse, dê a liberdade para que o outro fale sem ser interrompido. Mantenha-se atento, demonstre sua atenção com o olhar dirigido, com movimentos com a cabeça e, se necessário, faça algumas anotações enquanto escuta. Isto te ajudará a manter o foco e ao mesmo tempo gravar os pontos importantes.

Você e sua equipe já treinaram o escutar? Você tem certeza de que escuta seus colaboradores, seus clientes, sua família? Tem dúvidas? Enquanto o outro fala você escuta ou passa o tempo pensando no que responder?

Escutar, vamos desenvolver esta habilidade?