Luis Miranda e Mateus Solano voltam ao Festival de Curitiba com nova montagem de "O Mistério de Irma Vap"

De | 10 de março de 2020 | 14:45
(Foto: Divulgação)

Um dos maiores sucessos do teatro mundial, “O Mistério de Irma Vap” estará no Festival de Curitiba 2020. Sob direção de Jorge Farjalla, a comédia volta aos palcos brasileiros com Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona e Thomas Marcondes no elenco.

A peça terá duas apresentações no Guairão – dia 4 de abril, às 21h, e 5 de abril, às 19h.

Com dois atos, a versão brasileira acontece em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. “Usamos como referência os filmes de terror, como “Pague para Entrar, Reze para Sair”, de Tobe Hooper; “Rebecca”, de Alfred Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de “Thriller”, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador.

O espetáculo fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca.