Mais Verão – Rede Massa SBT

Praias do Paraná mantêm qualidade de água para banho

Mesmo depois das festas de Ano Novo, as águas das praias do Paraná continuam próprias para banho, tanto no Litoral, quanto no Interior do estado. O único local que foi interditado para os veranistas foi a Ponta da Pita, em Antonina.

Nas águas doce nas costas Oeste e Norte, todos os locais monitorados tem qualidade para banho. “Vistas de cima, as praias podem aparentar água mais escurecida, mas isso se deve apenas à areia mais escura que o Estado possui”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

A fiscalização é feita por técnicos do IAP, que monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Eschirichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade dela na água, maior a possibilidade de existir agentes patogênicos que colocam em risco a saúde dos banhistas.

Litoral

São 49 pontos de toda a orla monitorados pelo IAP: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Vale alertar os veranistas que, além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim mostra dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas.

Interior

No Interior são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

Colaboração AEN