Mais Verão – Rede Massa SBT

Polícia Civil orienta banhistas sobre perda de documentos

A Polícia Civil do Paraná está orientando turistas sobre como agir em casos de perda ou extravio de documentos durante o verão. De acordo com um levantamento feito pela corporação, com base nos boletins de ocorrência, aproximadamente 560 casos já foram registrados somente nesta edição da operação Verão Maior, do governo do Paraná, que começou em 21 de dezembro.

Os cuidados começam na hora de sair de casa. De acordo com o delegado Gil Rocha Tesserolli, o veranista não precisa estar com todos os documentos quando vai à praia, por exemplo. “Neste período, as pessoas devem evitar sair com todos os documentos, a fim de evitar uma possível perda ou extravio”. Ainda assim, é importante estar com pelo menos um documento oficial, como RG ou carteira de habilitação. “Ficar sem nenhum documento acaba causando transtorno aos veranistas”, alerta.

A orientação da polícia é que, em casos de perda, o banhista tente lembrar-se do caminho que fez e os lugares onde esteve anteriormente. Em seguida, é importante registrar um boletim de ocorrência (B.O.) com essas informações.

O serviço também está disponível pela internet, no portal da Polícia Civil. Na página, basta rolar até a ferramenta “Serviços da PCPR”, selecionar a aba “Boletins de Ocorrência” e clicar na opção “Registro de Extravio ou Perda”. Em seguida, o titular deve informar os dados pessoais e fazer uma descrição da ocorrência.

O B.O. também pode ser feito pessoalmente, em qualquer delegacia de Polícia Civil — os endereços estão disponíveis no site da corporação.

Com o boletim em mãos, a segunda via dos documentos perdidos deve ser solicitada. No caso da carteira de identidade, o pedido também pode ser feito na plataforma digital da polícia.

Com informações AEN