Mais Verão – Rede Massa SBT

Após um ano em obras, Pico de Matinhos é reaberto ao público

Depois de quase um ano fechado, o Pico de Matinhos foi reaberto ao público no começo desta temporada. Com passarelas novas e mais bonitas, o mirante ficou mais acessível e seguro.

Considerado o ponto mais visitado de Matinhos, o Pico foi interditado em 2018 porque as tábuas de madeira estavam apodrecendo. Foram 333 dias de obras e um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão – um convênio entre a prefeitura de Matinhos e o governo do Paraná, que permitiu a primeira grande reforma do espaço, que existe há mais de 20 anos.

A nova estrutura conta com dois mirantes, um inferior e outro superior, para que os turistas possam tirar fotos; posto da Guarda Municipal (GM) que opera 24h por dia e acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Só não é permitido o acesso de ciclistas montados, motociclistas e outros veículos.

(Foto: Bruno Previdi)

Na obra, foram usados 3,6 mil metros cúbicos de madeira autoclavada e instalados corrimãos de aço inox, materiais mais resistentes ao uso e à maresia.

De acordo com a secretária de obras e urbanismo de Matinhos, Patricia Biff, o Pico foi reformado depois que a prefeitura percebeu que suas condições de uso já não eram próprias e a segurança dos usuários poderia estar em risco. “Esse é o local mais visitado de Matinhos, está sempre cheio. A população precisava dessa reforma”, comenta.

A secretária lembra que o Pico também depende do cuidado dos turistas e moradores. “É um apelo que nós [prefeitura] fazemos. O espaço está bonito, pedimos que a população ajude a cuidar também”. Patricia, que é engenheira civil, comentou sobre o resultado final. “Podemos dizer que é uma obra de arte!”.