Mais Verão – Rede Massa SBT

Sanepar incentiva a limpeza da caixa d’água no Litoral

A Sanepar orienta que os veranistas façam a limpeza da caixa d’água do imóvel assim que chegarem ao Litoral. A recomendação também é feita para os proprietários e para as imobiliárias que alugam os imóveis. Como muitas residências ficam fechadas por meses, a água fica sem uso e parada no reservatório domiciliar, o que causa a perda da potabilidade e pode provocar problemas de saúde.

A recomendação da Sanepar é que a limpeza seja feita semestralmente. As pessoas que estiverem alugando residências no Litoral devem exigir a garantia de que a caixa d’água foi higienizada. Caso não tenha sido, o inquilino deve providenciar a limpeza.

Como limpar a caixa d’água

1 – Um dia antes da lavagem é necessário fechar o registro de entrada ou amarrar a bóia da caixa. Dessa forma, no momento da limpeza a caixa vai ter a quantidade necessária para a tarefa.

2 – Feche a saída com um tampão ou pano e deixe reservado um palmo de água na caixa.

3 – Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova. Não utilize sabão e detergente.

4 – Abra a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Com um balde e uma pá de plástico, retire a água e os resíduos que restarem.

5 – Abra o registro e encha a caixa até a metade e depois feche novamente. Em seguida, adicione água sanitária. Relação: 500 litros – 10 colheres de sopa; 750 litros – 15 colheres de sopa; 1000 litros – 20 colheres de sopa.

6 – Lave novamente as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova limpa.

7 – Abra novamente a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem sair. 

8 – Limpe a tampa da caixa e coloque-a no lugar. 

9 – Para evitar o acúmulo de ar no encanamento da casa, abra as torneiras até que a água comece a sair.

10 – Abra o registro de entrada da água e deixe a caixa encher.

Colaboração Assessoria Imprensa Sanepar