Mais Verão – Rede Massa SBT

Boletim de balneabilidade mostra qualidade das águas para banho no Litoral e Interior

O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira, (15) mostra que o Litoral e as prainhas do Interior do Paraná mantêm qualidade nas águas para banho. Ao todo, foram identificados apenas três pontos impróprios.

Dos 49 locais monitorados no Litoral, apenas dois possuem irregularidades: a Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes. No Interior, o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, foi considerado impróprio.

Aplicativo

Além dos boletins semanais, a balneabilidade das águas pode ser verificada pelo aplicativo para Android chamado “Balneabilidade Estado do Paraná”;

Durante a temporada, serão emitidos nove boletins, sendo o último no dia 12 de fevereiro, sempre divulgados às sextas-feiras.

Litoral

Os pontos monitorados no Litoral ficam em: Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2).

O boletim identifica que dez rios, canais e galerias são considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano.

Sinalização

Os lugares monitorados possuem uma bandeira, que indica se o local está próprio ou impróprio para banho. Após o resultado do boletim da semana, as bandeiras são atualizadas.

A sinalização é referente à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática. Já a bandeira vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Para conferir o boletim de balneabilidade completo do Litoral, clique aqui.

Colaboração AEN