Mais Verão – Rede Massa SBT

Chuva intensa no Litoral pode causar alagamentos e deslizamentos

O Corpo de Bombeiros e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) das cidades do Litoral estão monitorando as chuvas por conta de possíveis situações de inundações, deslizamentos de terra e enchentes. Até o momento foram registrados deslizamentos em Matinhos, Antonina e Guaratuba, e também alagamentos nos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Todos os casos sem vítimas.

Segundo as informações da porta-voz do Corpo de Bombeiros pelo Verão Consciente 2020/2021, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, os dados de monitoramento de estações meteorológicas mostram que as cidades mais atingidas pelo acúmulo de chuvas são Paranaguá, com 140mm, depois Guaratuba, com 98mm e por fim, Guaraqueçaba, com 67mm.

Por conta disso, o solo está mais encharcado e o Corpo de Bombeiros, por meio do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), está monitorando o Litoral para prestar atendimento, em casos de emergência.

O balanço preliminar do 8º Grupamento aponta que houve três situações de deslizamento de terra em Matinhos (bairro Sertãozinho), Antonina (bairro Tucunduva) e Guaratuba (próximo ao ferry boat de Guaratuba). No último caso, o trabalho envolveu o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que enviou um engenheiro nesta sexta-feira, (22) para fazer uma avaliação de possíveis riscos ao tráfego de veículos. Foi decidido interditar a via deverá até que a situação do solo melhore.

Em Guaraqueçaba, alguns pontos da PR-405 ficaram alagados e atrapalharam o trânsito. Os locais mais afetados são a intersecção com rio Copiuvinha, em Antonina; a curva da Santinha (subida), km 19 e 800; a reta do Pontinga (Francelino), km 31, e a entrada do Itaqui. Já em Paranaguá, houve seis acionamentos de alagamentos e um deslizamento de terra próximo à BR-277, no km 8, mas sem impacto no trânsito.

Ainda na cidade, houve seis chamados de alagamentos, nove pessoas acabaram atingidas, sendo que sete tiveram que deixar suas residências e procurar abrigo na casa de parentes e amigos.

Colaboração PMPR