Mais Verão – Rede Massa SBT

Operação Verão Consciente utiliza drones para monitoramento

Durante a Operação Verão Consciente, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está realizando monitoramento com drones nos municípios de Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Paraná. O trabalho é realizado em conjunto com a Delegacia Móvel da PCPR. A ferramenta auxilia nos trabalhos de polícia judiciária, verificação de ocorrências, aglomeração e monitoramento de banhistas em risco, item que também serve como apoio ao Corpo de Bombeiros.  

Os três modelos de drones utilizados pela PCPR são profissionais, atingem velocidade de até 70 km/h, conseguem se deslocar até oito quilômetros de distância e alcançam 500 metros de altitude. A utilização do equipamento permite maior aproximação das ocorrências do que com aeronave tripulada, por exemplo.

Durante todo o Verão Consciente, a PCPR tem realizado sobrevoos nas praias de Matinhos e Guaratuba. As imagens capturadas pelos equipamentos ficam gravadas e são armazenadas.

O drone se tornou uma ferramenta de trabalho de alta tecnologia que economizar tempo e recursos. 

Todos os drones da PCPR estão legalizados de acordo com a legislação vigente da Agência Nacional de Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Colaboração PCPR