Mais Verão – Rede Massa SBT

Boletim de balneabilidade indica apenas Ponta da Pita, em Antonina, como local impróprio para banho

Nesta sexta-feira, (29) o Instituto Água e Terra (IAT) publicou o sétimo boletim de balneabilidade. Somente Ponta da Pita, em Antonina, segue desfavorável para banho, além dos dez pontos permanentes impróprios no Litoral. Já no Interior, todos os locais estão próprios.

O ponto no Rio Paranapanema voltou a apresentar qualidade para banho. “Com exceção de alterações pontuais, em sua maioria causado pelo excesso de chuvas, comum no verão, a balneabilidade do Estado pode ser considerada boa”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Esse boletim é válido até o dia 04 de fevereiro.

Aplicativo

Quem deseja ter acesso aos boletins de balneabilidade pode baixar o aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”, ou acessar os boletins pelo site do Instituto Água e Terra ou no link do Verão Consciente.

Durante a temporada serão emitidos nove boletins, o último é no dia 12 de fevereiro. Eles sempre são divulgados às sextas-feiras.

Litoral

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

Interior

Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Sinalização

Cada ponto que está sendo monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas semanalmente.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática. Já a bandeira vermelha representa as áreas inadequadas para banho.

Colaboração AEN