Mais Verão – Rede Massa SBT

Terminam as atividades realizadas pela Superintendência do Esporte no Litoral

A Superintendência do Esporte realizou, durante 37 dias da temporada, atividades esportivas e de lazer no Litoral do Paraná. Um dos destaques das ações foi a inclusão de profissionais da área da saúde para reforçar as orientações de prevenção e combate do coronavírus.

A equipe foi formada por mais de 100 pessoas, entre profissionais e universitários de Enfermagem, Educação Física e Turismo, além de 33 artistas circenses, que levaram informações à população sobre como aproveitar o verão seguindo os cuidados necessários contra a covid-19.

No último dia de trabalho nas areias das praias paranaenses, as equipes se despediram dos veranistas com alegria. No total, 300 mil pessoas foram orientadas pelos profissionais e universitários que faziam parte das ações.

Os acadêmicos, de universidades públicas e privadas de várias regiões do Paraná, participaram de uma capacitação para realizarem as atividades de verão durante a pandemia. Neste ano, o foco dos trabalhos foram a saúde e a prevenção. Para garantir a segurança de todos, as equipes fizeram testes de covid-19 antes no início dos trabalhos.

Para a monitora de Enfermagem do Verão Consciente, Thamyris Galmacci, de Umuarama, no Noroeste do Paraná, a presença das equipes de saúde nas areias fez a diferença para os veranistas. “Foi um trabalho incrível. Uma oportunidade de aprendizado. As pessoas se sentiram seguras e acolhidas ao saber que profissionais de saúde estavam por perto para orientar e atender, caso necessário”, disse.

A turista da cidade de Ponta Grossa, Roseli Czelusniak, disse que as orientações foram importantes. “Seguir as dicas de prevenção vai da consciência de cada um, mas, sem dúvidas, todo esse trabalho na praia incentiva que as pessoas cuidem de si e também dos outros”, disse. Ela escolheu as praias de Guaratuba como destino para aproveitar o verão com a família.

Além do Litoral paranaense, as ações de conscientização contra a covid-19 também aconteceram nas praias de água doce da região Noroeste do Estado. As ações iniciaram no dia 26 de dezembro de 2020 e seguiram até o dia 31 de janeiro em oito postos fixos, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Porto Rico, e itinerantes em Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá.

Colaboração AEN