141 anos de imigração italiana é comemorada com festa

De Daniela Borsuk | 23 de novembro de 2019 | 09:49
(Foto: Jaelson Lucas /AEN)

Os 141 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, serão celebrados durante todo o fim de semana com uma festa que reúne música, cultura e comidas típicas. O evento começou na sexta-feira (22) e vai até domingo (25).

Famílias vindas da região de Vêneto, no Nordeste da Itália, começaram a se instalar em Santa Felicidade em 1878. Quase um século e meio depois, a presença italiana ainda é muito forte na região, visível na arquitetura colonial e principalmente na gastronomia típica.

A manutenção da tradição se reflete na economia do bairro, que se tornou um dos principais polos gastronômicos e turísticos da capital. “A nossa cidade é comentada no mundo inteiro, mas Santa Felicidade é o bairro curitibano mais lembrado dentro e fora do Brasil. Por aqui passam milhares de turistas todas as semanas”, contou o ex-governador Darci Piana. “Isso é resultado do trabalho dos moradores e comerciantes do bairro, que recebem com carinho as pessoas que vêm nos visitar”, afirmou.

Festa

Além da comida italiana, os três dias de festa vão contar também com músicas típicas, apresentações de danças folclóricas e missa celebrada pelo padre Cláudio Ambrósio na paróquia São José e Santa Felicidade. “É o momento de mostrar que a cultura italiana continua viva na nossa cidade. Cabe a nós mantermos sempre os costumes”, afirmou o prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero.

As barracas estão distribuídas em um trecho de 300 metros da Avenida Manoel Ribas, entre a Avenida Toaldo Tulio e a Rua Madre Clélia Merloni. No local são servidos o famoso frango com polenta fritos, além queijos, vinhos, pão com bife, pão com pernil, lambari frito e doces como a tradicional cuca com uva.

Colaboração AEN-PR