1º Simpósio Internacional de Performance Arte tem programação gratuita

De Daniela Borsuk | 19 de novembro de 2019 | 08:35
(Foto: AEN-PR)

Acontece, nesta quinta-feira (21), o 1º Simpósio Internacional de Performance Arte, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) que está em obras e funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento vai até domingo (24) e tem entrada gratuita.

Nos dois primeiros dias do evento (21 e 22) ocorrerão mesas-redondas e palestras com artistas de renome internacional nesse âmbito da expressão artística e, durante o fim de semana, haverá performances. Os interessados podem se inscrever pela internet.

Programação

No dia da abertura do simpósio acontece, a partir das 16h, acontece a mesa redonda Performance Arte, registro e memória, com a participação de Malgorzata Kazmierczak (Polônia), professora da Universidade de Cracóvia, doutora em História e pesquisadora da área da performance, e da brasileira Luana Veiga, que além de artista das áreas de videoarte e performance, também é doutora em Multimeios e professora do Departamento de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mediação será da curadora e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Isadora Mattiolli.

Ainda na quinta, às 19h, haverá palestra com a artista britânica Sandra Jonhston, professora da Northumbria University, de Newcastle, Reino Unido.

Na sexta-feira (22), também a partir das 16h, “A prática e o ensino da performance” será o tema de outra mesa redonda. Participam a norte-americana Marilyn Arsem (Estados Unidos), integrante e fundadora do Moebius Inc., coletivo de artistas multidisciplinares com sede em Boston, e a brasileira Amabilis de Jesus, professora de Figurino, Cenografia e Performance do Colegiado de Artes Cênicas da Unespar/FAP. A mediação ficará por conta da artista e mestre em Artes Visuais, na linha de pesquisa Poéticas Visuais, Débora Santiago, também professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

Às 19h, na sexta-feira, profere palestra outro grande nome da performance mundial: o escocês Alastair MacLennan, veterano da arte da performance, reconhecido mundialmente e hoje radicado na Irlanda, onde é integrante do coletivo Black Market International (BMI).

O terceiro e o quarto dias serão dedicados a performances de artistas locais, nacionais e internacionais, entre as 14h e as 18h. No sábado (23), estão programadas performances de Cecília Stelini (Campinas), Maíra Vaz Valente (São Paulo) e Fernanda Quintana-Pistono (Chile). No domingo (24), participam Verônica Cruz (Chile), Tissa Valverde, Margit Leisner e Eliana Brasil, todas de Curitiba.

O curador do evento, artista e pesquisador curitibano Fernando Ribeiro, afirma que a performance é uma expressão artística viva, experimental. “Não é uma instalação ou uma arte na parede. É, portanto, uma arte do risco, na qual a presença é o momento em que se descobre se ela realmente vai se efetivar”.

Ribeiro é, pela quarta vez, também curador da Semana de Performance da Bienal Internacional de Artes de Curitiba. O 1º Simpósio Internacional de Performance Arte, integrante da Semana, é uma iniciativa conjunta da p.Arte — plataforma independente de performance arte com sede em Curitiba —, da qual Ribeiro é fundador, com o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. A p.Arte no museu propõe uma reflexão teórica e prática sobre a performance na cidade.

Serviço

1º Simpósio Internacional de Performance Arte

21 a 24 de novembro de 2019

Inscrições gratuitas: http://P-arte.org/br/simposio

MAC-PR (funciona temporariamente no MON, nas salas 8 e 9)

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Dia 21 (quinta-feira)

16h | Mesa-redonda: Performance Arte, registro e memória, com Malgorzata Kazmierczak (Polônia) e Luana Veiga (Campinas/Curitiba, Brasil)

Mediação: Isadora Mattiolli

18h | Intervalo

19h | Palestra com Sandra Jonhston (Inglaterra)

Dia 22 (sexta-feira)

16h | Mesa-redonda: A prática e o ensino da performance, com Marilyn Arsem (Estados Unidos) e Amabilis de Jesus (Curitiba, Brasil)

Mediação: Débora Santiago

18h | Intervalo

19h | Palestra com Alastair MacLennan (Irlanda)

Dias 23 e 24 (sábado e domingo)

Das 14h às 18h | Apresentações de performances com artistas nacionais e internacionais

Colaboração AEN-PR