30 novas ambulâncias vão atender noroeste do Paraná

De Daniela Borsuk | 9 de novembro de 2019 | 12:51
Ambulâncias foram entregues na sexta-feira (8) (Foto: AEN-PR)

A região Noroeste do Paraná recebeu 30 novas ambulâncias do Samu na sexta-feira (8). Os veículos vão atender 101 municípios e representam a renovação e ampliação da frota. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Umuarama para entregar o lote, que representa investimento de mais de R$ 4,8 milhões. Ele também visitou o Hospital Cemil, que vai ampliar o atendimento com recursos de R$ 2,8 milhões.

“Temos que levar a saúde para todo o Paraná. Temos que direcionar recursos para todas as regiões do Estado. Estamos buscando isso todos os dias, por determinação do governador Ratinho Júnior. O Samu é um hospital na rua, que vai chegar na casa das pessoas, no trânsito, e garantir, muitas vezes, que uma vida seja salva”, afirmou o secretário.

Ampliação

As ambulâncias foram adquiridas com recursos do Estado e do governo federal. Quatro delas são de ampliação da frota e 24 de renovação, além de duas de reserva de operação. O Samu Noroeste atende uma população de cerca de um milhão de pessoas, num alcance de 25% dos municípios paranaenses.

“Quero reafirmar o compromisso do governo Ratinho conosco. O secretário entendeu que, no Noroeste, a gente precisa deste serviço. Temos que agradecer por realizar o sonho de melhorar o atendimento à população que precisa deste serviço”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), Almir de Almeida.

Municípios

O Samu Noroeste está em funcionamento há seis anos. Os veículos serão destinados para os municípios de Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Altônia, Iretama, Cruzeiro do Oeste, Barbosa Ferraz, Icaraíma, Ubiratã, Cafezal do Sul, Goioerê, Loanda, Terra Boa, Marechal Cândido Rondon, Ubiratã, Nova Londrina e Cafezal do Sul.

“Os novos veículos vão atender de forma ainda mais eficiente a população do Noroeste. Certamente, muitas vidas serão salvas.  O governo do Estado fez este necessário e histórico investimento”, ressaltou o prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os deputados Adriano José e Delegado Fernando, também participaram da entrega dos veículos.

Colaboração AEN-PR