Hospital Marcelino Champagnat implanta telemedicina

De lucianpichetti | 28 de abril de 2020 | 16:05

O Hospital Marcelino Champagnat (HMC), de Curitiba, passou a disponibilizar, gratuitamente, consultas via telemedicina para auxiliar pacientes na identificação inicial dos sintomas compatíveis com a Covid-19. O atendimento é feito por uma equipe de mais de 100 médicos do corpo clínico, que se revezam em escalas de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados.

O trabalho é voluntário e ocorre no contra-turno do atendimento na linha de frente nos hospitais. O serviço é voltado à comunidade em geral e contribui para desafogar o atendimento do Pronto Atendimento de pacientes que tenham sintomas do novo coronavírus.

Telemedicina

A telemedicina foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 19 de março, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus no país. Desde então, o HMC passou a investir na implantação desta ferramenta para servir à comunidade.

“Essa medida facilita o atendimento às pessoas e o repasse de orientações conforme a gravidade dos sintomas, sem que elas fiquem expostas a infecções. O método também permite que outros casos de urgência e emergência não deixem de ser atendidos presencialmente”, explica a Dra. Cristina Baena, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação dos hospitais do Grupo Marista.

Como funciona

Ao acessar a página na internet, o paciente precisa, em primeiro lugar, informar qual a faixa etária e quais sintomas está apresentando. Na sequência, conforme as respostas sobre sintomas e doenças pré-existentes, o sistema automaticamente avalia se a pessoa apresenta ou não quadro de saúde relacionado à Covid-19.

Se entre os sintomas não for constatado indício suficiente da doença, o paciente será orientado por mensagem a seguir algumas recomendações de higiene e isolamento social.

Caso apresente sintomas relacionado à Cocid-19, o paciente terá que preencher um formulário com seus dados, que serão enviados ao Hospital. Depois, será orientado a fazer o download de um aplicativo, por meio do qual poderá realizar o teleatendimento.

Quando o médico estiver pronto para atender, o paciente será avisado pelo aplicativo, no qual vai entrar para conversar com o profissional de saúde.

Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play (android) ou a Apple Store (IOS), procurar por “Hospital Marcelino Champagnat”. Assim que instalá-lo, é só clicar no botão “Teleconsulta”.