5 atitudes que podem prevenir o câncer de mama

De alubas | 13 de outubro de 2021 | 22:39

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a doença tem até 95% de chance de cura, quando descoberta no início. Ou seja, prevenir e buscar o diagnóstico precoce pode impedir que a doença se desenvolva de forma grave. 

Confira algumas atitudes, que devem entrar na rotina das mulheres e que podem prevenir o surgimento da doença, ou ainda, detectá-la de forma precoce.

Faça exercícios 

A prática de atividades físicas ao longo da vida traz diversos benefícios, que podem contribuir para uma boa saúde e evitar o desenvolvimento de algumas doenças, como o câncer de mama. O sedentarismo já foi identificado como um fator de risco da doença, então manter um ritmo constante de exercícios é essencial para a prevenção.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Todo o conceito de alimentação saudável normalmente está relacionado à saúde e bem estar. Claro que não é necessário ter uma alimentação regrada o tempo todo, mas buscar o equilíbrio entre os nutrientes e alimentos é essencial para manter o corpo funcionando corretamente e ajuda a prevenir o desenvolvimento do câncer de mama, assim como outras doenças.

Evite fumar

Grande inimigo dos pulmões, o cigarro também é um grande agravante para o câncer, inclusive o câncer de mama. Estima-se que 30% dos casos tenham relação com o tabagismo, portanto, não fumar (ou reduzir gradativamente) é uma boa opção para evitar o desenvolvimento da doença.

Faça mamografia anual

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Mastologia, toda mulher depois dos 40 anos deve realizar o exame de mamografia anualmente, mesmo sem nenhum sintoma da doença. O exame é essencial para o diagnóstico precoce e auxilia muito no tratamento.

Faça o autoexame em casa

Principalmente para as mulheres abaixo dos 40 anos, o autoexame é muito importante, pois é possível identificar alguma alteração ou caroço na mama. O autoexame não deve substituir a mamografia, mas em mulheres mais novas, que ainda não realizam o exame anualmente, pode ser uma boa forma de prevenção e cuidado. O ideal é que seja feito pelo menos uma vez por mês, logo após a menstruação. A periodicidade auxilia na hora de identificar possíveis mudanças na mama.

Em alguns casos há alteração na pele, mama ou mamilo, mas nem todas indicam câncer de mama, mesmo assim é importante comunicar um médico e avaliar. Todo cuidado é pouco!

Outubro Rosa

Ao longo do mês, vários conteúdos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento serão publicados e veiculados em todos os canais do Grupo Massa, por conta do Outubro Rosa Grupo Massa Havan, apoiado por Lojas HavanNissei Odonto Excellence. Faça parte desta corrente do bem e acompanhe toda essa linda campanha, que faz a diferença na vida de tantas mulheres! Siga também o Instagram exclusivo do projeto @outubrorosagrupomassa e compartilhe os conteúdos para que a mensagem chegue a mais pessoas!