Abertura da Oficina de Música terá show com Yamandu Costa e Camerata Antiqua em Curitiba

De | 14 de janeiro de 2020 | 14:13
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

Erudito e popular estarão juntos novamente na abertura da Oficina de Música de Curitiba 2020. Nesta quarta-feira (15/1), o show que marca o início do evento no Teatro Guaíra, terá no mesmo palco o violonista Yamandu Costa e a Camerata Antiqua de Curitiba.

O concerto de abertura, às 20 horas, terá regência de Abel Rocha. Coro e instrumentos se misturam para celebrar os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, compositor homenageado desta 37ª edição da Oficina.

“A Oficina de Música abre o calendário cultural da cidade, tranformando Curitiba na capital da música. Está edição vem recheada com uma ampla e diversificada programação, que abraça a cidade, em espaços fechados e abertos, celebrando a inclusão e inovando”, afirma Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

A composição foi projetada para incluir todos os participantes, unindo no mesmo ambiente todas as forças musicais. 

“O trabalho é apontado como uma espécie de precursor da Nona Sinfonia, a mais popular das obras de Beethoven, composta quando estava quase surdo”, afirma Abel Rocha, regente do concerto de abertura da Oficina de Música e coordenador da Música Erudita no evento.

Virtuosidades de Yamandu Costa

Considerado um dos grandes virtuoses brasileiros da música instrumental, na abertura da Oficina de Música, Yamandu Costa traz para o Guairão o Concerto Fronteiras para Violão de 7 Cordas e Orquestra.

O trabalho tem inspiração no universo musical de origem do compositor, o Rio Grande do Sul, especialmente nas fronteiras entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Orquestrado pela violonista francesa Elodie Bouny, Yamandu Costa traz neste concerto o que é considerado popular para o universo da música erudita.

No mesmo concerto, haverá ainda uma homenagem aos 50 anos do Movimento Armorial, iniciativa artística de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores e diretores do movimento foi o escritor Ariano Suassuna.

A obra do compositor pernambucano Clóvis Pereira, um dos fundadores do Movimento Armorial, será executada pela violinista Priscila Rato.

Colaboração Prefeitura de Curitiba