Ações são feitas em Curitiba para conter as mudanças climáticas

De Barbara Schiontek | 17 de março de 2021 | 17:14
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Nas grandes cidades, é possível notar as mudanças climáticas, como as chuvas em excesso ou em escassez. É o caso de Curitiba, que além de viver as consequências da estiagem, com rodízio no abastecimento de água tratada, registrou que a temperatura aumentou, em média, 1,2ºC, em comparação a seis décadas atrás. Essa elevação causa o aumento das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Pensando nessas questões, no final do ano passado, foi elaborado o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). Os responsáveis pelos estudos e levantamento de informações são a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do IPPUC.

“O PlanClima consolida o compromisso de Curitiba com o enfrentamento às Mudanças Climáticas, com a melhoria da qualidade urbana e ambiental da cidade e com a qualidade de vida de seus habitantes”, afirma a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

O objetivo do projeto é tornar a cidade neutra em carbono e adaptada às mudanças climáticas, até 2050, unindo-se com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global. A principal delas, vinda do Acordo de Paris, é de conter o aumento da temperatura média global no limite dos 2°C, com esforços para que o aquecimento seja estabilizado em torno de 1,5°C.

O engenheiro ambiental e assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Felipe Ehmke, lembra que as cidades são protagonistas no enfrentamento do aquecimento global. “A gestão da crise climática depende de ações locais e do forte comprometimento dos setores público, privado e da população”, reforça.

Ações locais

Nesta terça-feira (16), Dia Nacional de Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas, o Observatório Sistema Fiep deu início a uma série de debates para a construção do Painel de Indicadores de Mudança do Clima de Curitiba. A entidade foi uma das selecionadas no edital do Google, com financiamento do Action Fund Brazil e operacionalização pelo ICLEI. 

O projeto, apresentado pelo Senai/PR, por meio do Observatório Sistema Fiep, está em fase inicial de construção e propõe a criação de um painel de indicadores sobre mudanças climáticas. Serão utilizados dados abertos e haverá atualização periódica para melhor visualizações dos problemas e da criação de políticas públicas.

A implementação fica por conta da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Sistema Fiep, o Google e o ICLEI. “Uma das exigências para a seleção dos projetos era o envolvimento de diferentes públicos. Propusemos uma metodologia marcada por processos de inteligência coletiva no decorrer do desenvolvimento”, conta a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza. 

Outro diferencial do painel, de acordo com Marília, é que ele ficará aberto para toda a sociedade.

Curitiba foi uma das primeiras cidades da América Latina a integrar a iniciativa EIE Action Fund, parceria entre o Google.org e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O fundo tem o objetivo de apoiar organizações sem fins lucrativos em projetos para mitigação de mudanças climáticas, por meio da ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE), com dados exclusivos do Google sobre emissões de gases de efeito estufa.

Políticas públicas

A cidade está desenvolvendo algumas ações que visam a recuperação do ambiente urbano, a redução de emissões de gases e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Confira:

Amigo dos Rios e 100 Mil Árvores
Programas que promovem melhorias ambientais com a participação da comunidade e consistem na limpeza dos corpos hídricos e na recomposição da vegetação nativa. 

Curitiba Mais Energia
O programa busca popularizar o uso da energia limpa na cidade. Já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março e pelos projetos para instalação da Usina Solar do Caximba, no aterro sanitário desativado, em terminais de ônibus e na rodoferroviária.

Mobilidade urbana
Melhoria da infraestrutura de calçadas e cicloviária para promover a mobilidade ativa e a modernização do INTER 2 e do BRT Leste-Oeste.

Segurança alimentar
Implantação de hortas comunitárias e da Fazenda Urbana, com seus respectivos Jardins de Mel, garantindo a população de abelhas sem ferrão para polinização, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Reserva Hídrica do Futuro
Projeto busca ampliar a capacidade de reservação de água para o consumo da população, tanto por meio da implantação de caixas d’água em comunidades que sofrem com os problemas do abastecimento, e por meio da reservação hídrica ao longo das áreas das cavas do Rio Iguaçu.

Colaboração Prefeitura de Curitiba