Adapar participa da “Operação Fauna Invasora”

De Redação | 5 de fevereiro de 2020 | 16:46
Imagem: Adapar

Adapar participa da “Operação Fauna Invasora” – Combate a criação de javali e javaporco em cativeiro

No último dia 30, a Adapar participou da operação em conjunto com a Força Verde (Polícia Ambiental do Pr), Instituto Ambiental do Pr – IAP e Instituto Chico Mendes-ICMbio, com o objetivo de coibir a criação em cativeiro de javali e javaporco nas imediações do Parque Nacional Saint- Hilaire/Lange Serra da Prata em Matinhos.

“O objetivo é estabelecer estratégias para combater os principais efeitos danosos da invasão dos javalis em áreas de preservação. O javali e seus cruzamentos com o suíno doméstico asselvajado, constitui um grande desafio da saúde única e da produção agropecuária”, afirma Elio Ricardo de Creddo, Supervisor Regional da Adapar em Paranaguá. Creddo relata ainda que o grande risco de se manter javalis e javaporcos cativos nas propriedades ao redor do Parque, é desses animais ganharem a vida livre, se asselvajarem e começarem a invadir a reserva ambiental.

Segundo técnicos do ICMbio, até o presente momento não foram constatados javalis e suas cruzas de vida livre. A criação desses animais é proibida pelos órgãos ambientais.

O Coordenador de saúde dos suínos da Adapar, Teotônio de Castro, comentou que a operação resultou na identificação e brincagem de cerca de 50 javaporcos, com o objetivo de acompanhamento da correta destinação dos mesmos, mitigando assim a chance de escape ou outra destinação indesejada. “A operação derivou em sanções administrativas disciplinares e ação de educação sanitária e ambiental aos criadores”, relata Teotônio.

A Adapar realiza um trabalho continuado para obtenção de amostras de soros de javalis abatidos em manejos legalizados de javali, a fim de fazer vigilância sorológica para Peste Suína Clássica – PSC, para comprovar a ausência de circulação viral no território paranaense, que tem status reconhecido internacionalmente pela Organização Internacional de Saúde Animal – OIE,  como “área Livre de PSC”.

Vídeo da Operação Fauna Invasora

Fonte: Adapar