Adapar recebe 20 veículos para uso em trabalho de defesa animal

De Thays Gabriele | 18 de dezembro de 2019 | 16:00
Imagem: Adapar

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) recebeu 20 veículos utilitários, que serão utilizados nos serviços de defesa animal. Os carros resultam de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foram entregues terça-feira (17). Os supervisores regionais estiveram em Curitiba para uma reunião e já seguiram com os veículos para as diversas regiões do Estado..

“De tijolo em tijolo, estamos construindo uma casa, um ideal do ponto de vista sanitário”, disse o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. “Este é um ano para ficar marcado para a gente, não superamos todas as dificuldades, mas estamos evoluindo, o que é bom”, completou.

Durante a entrega dos veículos, Ortigara fez um relato das principais ações do ano, entre elas a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, a separação do Paraná do bloco de 14 estados que vacinam contra a peste suína clássica e o novo zoneamento da soja, que respeita as diferenças climáticas do Estado. “O mérito é muito de vocês, muito do trabalho que vocês fazem todos os dias”, afirmou aos servidores da Adapar.

BARREIRAS – Ele reforçou que ainda há muita coisa a se fazer. Uma das mais próximas é o fechamento das barreiras interestaduais no dia 1.º de janeiro para cumprir as normas em relação ao ingresso de animais vacinados contra a aftosa no Estado. Para isso, os veículos que foram entregues pelo Ministério da Agricultura serão importantes.

“Cada veículo desse tem um potencial enorme de atenção, de vigilância, de fiscalização, de monitoramento. É uma ferramenta de trabalho que também é um auxiliar do poder de polícia para a gente coibir práticas ilícitas”, disse o secretário.

O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, destacou que foram feitos muitos esforços durante o ano para valorizar cada um dos servidores da instituição. Ao mesmo tempo, conclamou a todos para a continuidade do trabalho de defesa da saúde animal, particularmente em relação à pretensão de o Estado ser declarado internacionalmente como área livre da febre aftosa sem vacinação. “Estamos preparados, teremos gente da Adapar em todos os 33 postos”, garantiu.

PARCERIA – O responsável pela divisão de administração de frotas da Adapar, Emerson Mendes, disse que esses veículos somam-se à frota de 524 carros. “Vem ajudar na fiscalização e controle”, salientou.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, destacou a parceria com a Adapar e a Secretaria da Agricultura. “Acho que não existe nenhum outro Estado que tem uma integração tão boa como no Paraná”, disse. “O Paraná tem demonstrado com transparência todo seu potencial, constituindo-se como um dos principais produtores de alimentos do Brasil e do mundo.”

Fonte: Adapar