Agência japonesa e Embrapa discutem oportunidades em agricultura 4.0

De Redação | 16 de janeiro de 2020 | 16:59
Imagem: Valéria Cristina Costa

Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) está em visita a centros de pesquisa da Embrapa esta semana para discutir oportunidades de parceria em agricultura digital para fins de segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável. Na terça-feira (14), na sede da Embrapa, os japoneses foram recebidos pela assessora da Diretoria de Inovação e Tecnologia (DEIT) Sibelle Silva e pelo secretário de Inovação e Negócios (SIN), Daniel Trento.

A agência japonesa completou 60 anos de atuação no Brasil e, desde a década de 1970, mantém estreito relacionamento com a Embrapa. Para dar início a uma nova fase na relação, foi chave a apresentação do presidente Celso Moretti na 4ª edição do Diálogo Brasil-Japão, realizada no ano passado em São Paulo (SP), com a presença de autoridades japonesas como o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca, Takamori Yoshikawa.

Durante o evento, Moretti apresentou ações da Embrapa voltadas à agricultura 4.0, citando a submissão à Jica do projeto “Desenvolvimento de Sensores e Plataformas de Agricultura de Precisão em apoio à Agricultura Sustentável” pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, Ricardo Inamasu. A submissão – que obteve aprovação “excepcionalmente, considerando a importância do tema” – foi feita via Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e articulada com apoio da Gerência de Relações Estratégicas Internacionais (Grei/Sire) e da DEIT.

O detalhamento das ações do projeto é o motivo das visitas de técnicos da Jica às Unidades da Embrapa. Na reunião com a DEIT, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Jica no Japão, Kota Sakaguchi, lembrou a histórica atuação conjunta no desenvolvimento do Cerrado e iniciativas da agência para disseminação de tecnologias da Embrapa em países da América Latina e da África.

“Agora, desejamos fortalecer as relações da Embrapa com a Jica e o Japão para participar conjuntamente da revolução da agricultura através da transformação digital”, destacou Sakaguchi, fazendo referência à relevância dos recursos naturais brasileiros para o país e o mundo.

A retomada das negociações para instalação de um Labex no Japão foi apontada por Sakaguchi como importante iniciativa neste momento, em que a Jica implanta sua política de Smart Food Chain (SFC) com foco no desenvolvimento de estratégias de cocriação e transformação digital, apresentada na reunião em Brasília.

Inovação aberta

O secretário de Inovação e Negócios, Daniel Trento, fez uma apresentação institucional da Embrapa. Ele ressaltou pontos do Macroprocesso de Inovação, como o uso da escala TRL na classificação das tecnologias desenvolvidas e em desenvolvimento, o modelo de inovação aberta em adoção na Empresa e, no contexto de escassez de recursos públicos, o papel das parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e a iniciativa privada e a promoção de eventos de aproximação com startups.

Sobre a inclusão da agricultura familiar nas estratégias de transformação digital, o gestor respondeu que é necessário criar redes para discutir e apresentar soluções para o complexo desafio da conectividade em propriedades localizadas em regiões ainda sem acesso à internet, como o Norte e o Nordeste.

Trento destacou ainda o trabalho da Embrapa Territorial (Campinas-SP) na coleta de dados para monitoramento do desmatamento e de culturas, relevante para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à infraestrutura para escoamento de produção.

Para a assessora Sibelle Silva, o encontro evidenciou sinergias e possibilidades de parceria além do projeto aprovado pela Jica. “Devemos avançar na atuação em áreas de interesse comum para a cocriação na área de digital com vistas à segurança alimentar, ao desenvolvimento sustentável e à transferência de tecnologia e mercado”, avaliou.

A missão japonesa esteve na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) na quarta-feira (15) e visitará a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) na sexta-feira (17). Além do diretor Sakaguchi, a comitiva é integrada pelo conselheiro em Agricultura da Jica no Japão, Yutaka Hongo; o representante do escritório da Jica em Brasília, Yutaro Tanaka; o coordenador de projetos na Jica-Brasil Nobuyuki Kimura; o representante do setor privado Isao Dojun; o consultor em Agricultura da empresa Chuo Kaihatsu Corporation; e o training officer da agência Tadasu Kondo.

Embrapa-Jica

A cooperação técnica entre Embrapa e Jica denominada Projeto de Suporte Técnico-Científico para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados, em parceria com a Embrapa Cerrados (Brasília-DF), teve a primeira fase de execução iniciada em 1977, estendendo-se até 1985.

Entre os principais projetos que marcaram a parceria com a Jica na modalidade de cooperação técnica estão os desenvolvidos com a Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).

Também se destacam os projetos de cooperação triangular em Moçambique e a cooperação técnico-científiica com a Embrapa Soja (Londrina-PR). Nobuyuki ressalta ainda a importância do curso de treinamento para terceiros países, voltado a nações latino-americanas e africanas de língua portuguesa, desenvolvido com a Embrapa Hortaliças, Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Embrapa Amazônia Oriental e  Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE). 

Fonte: Embrapa