Ainda dá tempo: última semana do Natal de Curitiba tem estreias no São Francisco e no Tanguá

De Daniela Borsuk | 16 de dezembro de 2019 | 09:30
(Foto: Daniel Castellano/ SMCS)

As estreias do Oratório de Natal Curitibano no Parque Tanguá, do inédito Natal com Ópera do Palácio Garibaldi e dos espetáculos Nataleluia da Primeira Igreja Batista e Ecofábrica do Papai Noel no Reservatório da Sanepar são os grandes destaques da última semana do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019

A agenda semanal terá ainda o espetáculo Celebração Belle Époque Brasileira, que marca a reinauguração do Belvedere do São Francisco e as últimas apresentações do balé O Quebra-Nozes na Ruínas do São Francisco, do concerto luminoso no Jardim Botânico, do Coral do Palácio Avenida  e dos autos da Câmara Municipal e da Catedral Metropolitana. 

A programação oficial de espetáculos natalinos da capital vai até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

Na segunda-feira (16), às 17h, ocorre a abertura da minitemporada de corais da Biblioteca Pública do Paraná, no Centro, com a apresentação do Coral Paraná. Na terça-feira (17), no mesmo horário, será a  vez do Grupo OAB cantar no hall térreo do espaço; e, na quinta-feira (19), a Cantateca, formada por crianças e adolescentes, irá interpretar canções natalinas às 17h30.

Também na segunda-feira (16), às 19h30, ocorre a última apresentação do balé O Quebra-Nozes nas Ruínas do São Francisco. Sob a direção da coreógrafa Nicole Vanoni, o espetáculo ao ar livre tem a participação de 25 bailarinos, que contam a história da menina que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão. O espetáculo gratuito tem duração de 40 minutos. 

Na terça-feira (17), às 19h30, as escadarias da Câmara Municipal recebem a última encenação de uma versão especial do auto O Sentido do Natal. Com 15 minutos de duração,  o espetáculo mistura elementos do espetáculo que foi encenado este ano nas Ruas da Cidadania e da Anunciação do Anjo Gabriel. 

Ópera e Belvedere

Na quarta-feira (18), às 18h, moradores e turista poderão acompanhar na Catedral Metropolitana a última apresentação da Anunciação do Anjo Gabriel. Em dez minutos, sete atores vão dramatizar um trecho do Capítulo 1 do Evangelho de São Lucas. O texto narra o diálogo do anjo com Maria sobre a escolha dela para ser a mãe do Filho de Deus. 

Ainda na quarta-feira (18), às 19h30, ocorre a estreia do Natal com Ópera do Palácio Garibaldi, no São Francisco. Árias de óperas famosas serão encenadas nas janelas e sacada do imponente prédio do Largo da Ordem, com cantores caracterizados de grandes celebridades da ópera mundial. O espetáculo será reapresentado na quinta (19) e sexta (20), no mesmo horário. 

Na quinta-feira (19), a reinauguração do Belvedere restaurado pela Prefeitura, no São Francisco, será comemorada com a única apresentação da Celebração Belle Époque Brasileira, às 19h30. A encenação musical levará para o nostálgico espaço na Praça João Cândido músicas clássicas brasileiras do Século 19. 

No Jardim Botânico, na quinta-feira (19), às 19h30, acontece o penúltimo concerto luminoso. Durante o espetáculo, a estufa do local ganha contornos luminosos enquanto trilhas sonoras de Natal tomam conta do Jardim Francês. Na sexta-feira (20), no mesmo horário, ocorre a última apresentação. Nos dois dias, o  Jardim Botânico fica aberto até às 20h.

Ecofábrica e Nataleluia

Na sexta-feira (20), duas estreias estão  programadas. Com sessões às 20h30 e 21h30, o  reservatório da Sanepar, no São Francisco, vira palco para o show Ecofábrica do Papai Noel, que promete colocar a tecnologia a serviço da arte, unindo projeção mapeada em 3D e apresentação teatral com mensagens de sustentabilidade e amor. O espetáculo será reapresentado no sábado (21) e domingo (22), nos mesmos horários. 

A Primeira Igreja Batista de Curitiba também inicia na sexta-feira (20), às 19h30, a tradicional encenação Nataleluia, com performances ao vivo e a participação de mais de mil  voluntários da congregação religiosa do Batel. O evento, que tem entrada a R$ 10, será apresentado até o dia 23 de dezembro, no mesmo horário. 

Ainda na sexta-feira (20), a partir das 20h15, o Coral do Palácio Avenida começa as três últimas apresentações desta temporada natalina, que ainda ocorre no sábado (21) e domingo (22), no mesmo horário. 

Oratório no Tanguá

Já no sábado (21), às 19h30, estreia a superprodução Oratório de Natal Curitibano, no Parque Tanguá. Verdadeira ópera a céu aberto, o espetáculo irá reunir 30 atores, cantores e bailarinos, que tomarão conta do espaço verde no Taboão para contar a história do nascimento de Jesus. Arautos em perna de pau, atores, cantores e bailarinos farão parte do espetáculo que terá como cenário a beleza natural e arquitetônica do Tanguá, um dos principais cartões-postais da cidade. A encenação ocorre ainda no domingo (22) e segunda (23), no mesmo horário, marcando o encerramento da programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.

Colaboração Prefeitura de Curitiba