Ajuste em linhas de Pinhais reduz pela metade tempo de trajeto

De Daniela Borsuk | 6 de dezembro de 2019 | 13:21
(Foto: AEN-PR)

A partir desta quinta-feira (05), serão alteradas três linhas do Sistema Integrado de Transporte – SIT, que atendem no município de Pinhais na ligação com Curitiba, na região do Bairro Alto. As mudanças buscam otimizar os atendimentos, viabilizando trajetos mais rápidos e com maior disponibilidade de horários.

A primeira mudança será com relação a linha C42 – Terminal de Pinhais / Terminal Bairro Alto. Ela terá seu itinerário encurtado, visando a conexão entre os dois terminais de forma mais rápida. A expectativa é que o trajeto, que hoje é realizado em aproximadamente 30 minutos, seja feito em 17 minutos.

Para o presidente da Comec Gilson Santos, a mudança trará mais agilidade nas conexões que possuem maior demanda do sistema. “Nesta região, a maior demanda está na conexão entre os dois terminais. Por isso faremos com que a C42 realize esse trajeto da forma mais rápida possível. Teremos ganho significativo de tempo para o maior número de usuários”.

Com a mudança, a linha C42 deixa de atender a região do Jardim Atuba I. Por isso, haverá a segunda e terceira alteração, que é a unificação das linhas C41 – Bairro Alto / Emiliano Perneta; e C23 – Emiliano Perneta.

Esta unificação, além de ampliar o atendimento realizado pelas linhas, permitirá que os moradores do Jardim Atuba I, Emiliano Perneta e Jardim Luzitano realizem a conexão com ambos os terminais.

Hoje a C41 só possui conexão com o Terminal do Bairro Alto e a C23 com o de Pinhais. Além de atender um maior número de usuários, a mudança traz duas possibilidades de importantes conexões para os moradores da região. Também cria novos horários na grade de atendimento.

“O grande desafio do transporte coletivo é ganhar agilidade, mesmo enfrentando a concorrência com os veículos individuais que crescem expressivamente”, diz o presidente da Comec. Atualmente cerca de 1.500 pessoas realizam este trajeto todos os dias, por sentido.

Confira clicando aqui o itinerário da linha Pinhais-Bairro Alto.
Confira clicando aqui horários da linha Pinhais-Bairro Alto.

Colaboração AEN-PR