Alunos da rede municipal de Curitiba terão videoaulas a partir desta segunda-feira

De | 13 de abril de 2020 | 09:20
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

A partir da manhã desta segunda-feira (13), crianças e estudantes da rede municipal de ensino que estão em isolamento em casa, devido à pandemia do coronavírus, terão conteúdo apresentado em videoaulas pela Paraná Turismo, canal 9.2 UHF.

É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.

Prorrogação

Como o período de suspensão do atendimento na rede municipal de ensino será ampliado até 2 de maio, a partir da semana que vem será oferecido material pedagógico especial, no formato de videoaulas. A prorrogação do prazo de suspensão das aulas está publicada no decreto 516, publicado no Diário Oficial do Município do dia 8/4.

A suspensão das aulas abrange escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas.

O conteúdo, ministrado por professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido para o público da pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o conteúdo será o produzido pelo Governo do Estado.

As aulas, dentro do currículo da rede, foram preparadas pela equipe técnica dos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os estudantes terão que registrar o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas. Para isso serão distribuídos, às famílias que precisarem, folhas, cadernos, lápis e demais materiais necessários para anotações.

Confira como ficou a grade, que pode ser adaptada conforme a necessidade:

Segunda-feira: língua portuguesa, matemática e educação física
Terça-feira: história, arte e direitos humanos
Quarta-feira: ciências geografia e educação física
Quinta-feira: português, ensino religioso e práticas da educação integral
Sexta-feira: matemática, portuguesa e robótica
Sábado: matemática, língua portuguesa e literatura

Precauções

Inicialmente, a suspensão de aulas – com antecipação do recesso escolar do mês de julho – iria até 12/4, com retorno de aulas na segunda-feira, dia 13/4.

“Porém, neste momento é necessário mantermos o isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde”, reforça a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Reposição

A suspensão das aulas de 23/3 a 12/4 é considerada antecipação do recesso escolar de julho, portanto não há necessidade de reposição. Porém, para a prorrogação da suspensão – de 13/4 a 2/5 – será feita reposição posteriormente, com o objetivo de assegurar o cumprimento das 800 horas/aula, conforme autorizado pela Medida Provisória 934, de abril deste ano. A Secretaria Municipal da Educação fará as adequações do calendário escolar e orientará as unidades.

A rede municipal de ensino curitibana atende atualmente cerca de 145 mil estudantes. São 185 escolas e 230 CMEIs, além de 95 Centros de Educação Infantil contratados.

Colaboração Prefeitura de Curitiba