Aniversário de Curitiba terá programação cultural virtual

De Barbara Schiontek | 25 de março de 2021 | 18:01
Foto: Daniel Castellano/SMCS

A exposição fotográfica virtual Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer, do fotógrafo Daniel Castellano, está entre as nove atrações culturais programadas para celebrar os 328 anos de fundação de Curitiba.

A mostra inédita poderá ser conferida neste sábado (27), a partir das 18 horas, no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, da Capela Santa Maria e também, no canal do Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Devido à pandemia do coronavírus, neste ano, a programação do aniversário da cidade será digital. Os cidadãos vão poder conferir duas exposições, uma encenação teatral e seis concertos de música erudita e popular. A ideia é que os curitibanos tenham acesso às atrações sem sair de casa de casa.

Encontro marcado com a luz

Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer mostra um pouco do trabalho autoral de Castellano.

“São fotos antigas e recentes de araucárias e lugares da cidade resultantes das minhas andanças em busca da luz ideal”, resume o profissional.

Curitibano, do bairro Fazendinha, Castellano tem 40 anos e há 15 se dedica profissionalmente à fotografia. Morador do Abranches há 13 anos, foi neste bairro que foram produzidas muitas das imagens selecionadas para a mostra.

“Procuro locais tranquilos, vazios, onde chego bem antes de amanhecer para planejar o trabalho”, conta Castellano sobre o exercício de paciência e observação que se repete a partir do fim do dia. O resultado está resumido na mostra.

Também no sábado (27), às 11 horas, estará disponível a versão virtual da mostra fotográfica Curitiba, Tempo e Memória, em cartaz no Memorial de Curitiba desde março de 2019. A atração conta, por meio de fotografias antigas e atuais, vídeos e outros recursos tecnológicos, a história da cidade desde a Pré-história. Os canais para visualização são os mesmos.

Concertos

No domingo (28) é aberta a programação de concertos. Às 11h acontece a performance da Camerata Antiqua de Curitiba com o Gradual de São Sebastião, do padre José Maurício Nunes Garcia. O vídeo marca a abertura da temporada 2021 do grupo musical e é dedicado aos imunizados e recuperados da covid-19.

Às 18h, a Orquestra à Base de Corda toca As Mocinhas da Cidade, da dupla Belarmino e Gabriela. Com os convidados Rui Graciano e Soraya Valente, filhos da dupla, o concerto será entremeado com imagens de apresentações e bailes de época.

Dia de Curitiba

Na segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, o Hino de Curitiba será apresentado pela Camerata Antíqua, às 11 horas, e pelas crianças e adolescentes do projeto de musicalização MusicaR, às 15 horas.

Às 18 horas, será exibida uma edição de imagens das apresentações ao vivo do Auto da Fundação de Curitiba.

A programação cultural será retomada na sexta-feira seguinte (2), emendando com as celebrações pascais. Nessa data, às 11 horas, a Camerata apresentará um concerto de Páscoa de Vivaldi. A performance será reapresentada no domingo de Páscoa (4), no mesmo horário.

Colaboração Prefeitura de Curitiba