Ano letivo da Rede Estadual começa com aulas de reforço

De Barbara Schiontek | 18 de fevereiro de 2021 | 11:00
Foto: AEN

Começa hoje (18) o ano letivo de 2021 em toda a Rede Estadual de Ensino. Inicialmente, estão sendo realizadas aulas de reforço, pelo Aula Paraná e, até o fim de fevereiro, as aulas serão remotas, por meio da TV aberta, YouTube, Google Classroom e atividades impressas.

As aulas desta quinta e sexta-feira (18 e 19) e as da próxima semana (22 a 26) fazem parte dos 200 dias letivos do calendário escolar. Isso significa que são de participação obrigatória dos estudantes, sendo contabilizada a frequência por meio das atividades realizadas.

Durante esse período, os conteúdos abordados serão aqueles que apresentaram maior complexidade para os estudante no ano passado.

Os resultados dessas atividades, divididos por séries, disciplinas e turmas, serão apresentados aos professores até o dia 28 de fevereiro, antes do início do modelo híbrido, em 1º de março.

Em Matemática, por exemplo, os alunos do 6° ano verão os conteúdos básicos das Operações Numéricas, Geometria Plana e conceitos de Sistema de Numeração. Em Língua Portuguesa será trabalhado, no 6° ano, o gênero textual conto, na perspectiva das Práticas de Linguagem: Leitura e Análise Linguística. Em Ciências, no 8° ano, as aulas serão sobre Célula Vegetal e Célula Animal.

A intenção é que com as atividades iniciais, os professores saibam quais são os conteúdos que deverão ser reforçados em sala de aula. 

Atividades impressas

Alunos que não possuem acesso a equipamentos necessários para as aulas online, deverão retirar o kit pedagógico impresso nas escolas nos dias 18 e 19. Novos estudantes que se encaixam no perfil, também devem fazer a retirada.

Capacitação

A partir de hoje (18) as escolas começam o treinamento do protocolo de biossegurança, com as medidas de prevenção necessárias, destinado aos brigadistas de cada escola. Eles vão treinar professores e demais funcionários dos colégios amanhã (19).

Nos dias 22 e 23, a capacitação vai abordar as particularidades do modelo híbrido. Nos dias seguintes, os estudantes vão visitar as escolas.

Acesso ao Aula Paraná

TV aberta – São três canais diferentes: um para o sexto e oitavo anos do Ensino Fundamental, outro para o sétimo e nono anos e um terceiro para o Ensino Médio. Os números para sintonização seguem o padrão ponto 2, ponto 3 e ponto 4. Por exemplo: em Curitiba, a transmissão acontece nos canais 7.2, 7.3 e 7.4.

 Confira a programação:

– Do 6º e 8º
 Do 7º e 9º
 Do Ensino Médio

As aulas também são transmitidas no canal do Youtube.

Colaboração AEN