Antonina chega a sensação térmica de 55°C; previsão para semana é de calor no Paraná

De Daniela Borsuk | 19 de fevereiro de 2020 | 11:38
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Antonina)

Antonina, no Litoral do Paraná, teve sensação térmica de 55°C na terça-feira (18). Apesar da frente fria que passou pelo Paraná entre ontem e hoje (19), o calor deve voltar e permanecer pelo menos até o final de semana, já que a nebulosidade está se dissipando rapidamente.

Conforme o meteorologista Rodrigo Lins, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a sensação térmica é calculada com base em variáveis como umidade relativa, que em Antonina bateu 100% na terça-feira, e vento, que diminuiu por volta das 16h. Isso fez com que a sensação térmica, ou seja, a sensação de calor, fosse de 55°C no horário. A temperatura real máxima registrada foi de 37,3°C na cidade durante o dia.

Outros locais que também atingiram altas temperaturas foram Baixo Iguaçu, com máxima de 37°C, Loanda, com 36,8°C, Cerro Azul, com 36,7°C e Foz do Iguaçu, com 35°C. Além disso, Curitiba também teve destaque, na segunda-feira, com registro de 33°C. A máxima histórica registrada na capital paranaense é de 35°C.

Ainda de acordo com Lins, o alerta para as chuvas de verão continua. Ainda hoje, Curitiba pode registrar pancadas de chuva. Até o momento, não há alerta para tempestades na região, mas é bom ficar atento com as mudanças bruscas de temperatura.