Aplicativo identifica veículos com irregularidades

De Barbara Schiontek | 7 de janeiro de 2021 | 17:16
Foto: AEN
Foto: AEN

O aplicativo Fiscaliza PR, lançado pela Receita Estadual do Paraná em parceria com a Celepar, possibilita a consulta instantânea da situação dos veículos registrados no Estado por meio da leitura OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), feita pela câmera do celular.

O app será disponibilizado para os auditores fiscais da Receita Estadual. Dessa forma, é possível identificar rapidamente irregularidades em veículos, como o não pagamento de licenciamento e do IPVA. Também é possível reconhecer se há algum registro de furto ou roubo.

A presença de irregularidades aparece depois que o aplicativo identifica a placa. O sistema mostra um destaque em sua interface e segue uma legenda por cores: veículos furtados recebem destaque vermelho; licenciamento ou IPVA vencidos aparecem na cor amarela; e em cinza, estão os veículos isentos de IPVA, mas com licenciamento vencido.

Futuramente, o Fiscaliza PR deve ser disponibilizado para outros órgãos estaduais e prefeituras paranaenses que possuam interesse no dispositivo.

Colaboração AEN