Aplicativo vai direcionar doação de roupas e cobertores

De lucianpichetti | 24 de junho de 2020 | 15:19

A chegada do inverno em meio à pandemia do novo coronavírus vai transformar a dinâmica de arrecadação de roupas, calçados e cobertores neste ano no Estado. A campanha Aquece Paraná começou oficialmente nesta quarta-feira (24) e vai incentivar as doações sem que haja necessidade de sair casa. Tudo pode ser feito pelo celular, usando o aplicativo Paraná Solidário.

De acordo com a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que preside o Conselho de Ação Solidária, como a recomendação é ficar em casa, a campanha foi pensada para ser segura, inovadora e solidária.

“Pelo aplicativo, os cidadãos podem doar diretamente às entidades beneficentes, sem precisar sair de casa”, diz Luciana.

Podem ser doados roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e qualquer outro item que tenha em casa, desde que em bom estado. É importante também que seja feita uma higienização antes de entregar os produtos para as instituições sociais. “Estamos passando bastante tempo em casa. É um bom momento de fazer uma limpa, organizar o armário e, o que não precisar mais, pode ir para a doação”, ressaltou Luciana.

Aquece Paraná

Para participar, basta acessar a página www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o código QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta.

Paraná solidário

Criado pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), a pedido da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, o Paraná Solidário é o primeiro aplicativo do País que faz a ponte entre pessoas que querem doar e as entidades que precisam daquele produto.

Além dos agasalhos, diversos outros itens podem ser entregues a instituições que atendem idosos, crianças e pessoas com deficiência, entre outros grupos vulneráveis. Pela ferramenta, é possível fazer a doação de alimentos, serviços voluntários, materiais de higiene e limpeza, de escritório, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Atualmente, 570 entidades de todo o Estado estão cadastradas para receberem as doações. “Mas é importante que mais instituições façam esse cadastro. Logo ao baixar a ferramenta, da mesma forma que é feito com os doadores, as entidades só precisam seguir os passos e preencher algumas informações”, explica André Telles, assessor de Inovação da Celepar.

Colaboração AEN