Argentina fecha acesso ao Parque Nacional do Iguazú

De lucianpichetti | 16 de março de 2020 | 17:14
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Desde domingo (13) está proibido o acesso de visitantes ao lado argentino do Parque Nacional do Iguazú. A medida foi anunciada no sábado (12), pelo diretor do parque, Sergio Acosta. O fechamento, por tempo indeterminado, “é uma medida preventiva para cuidar da saúde dos argentinos e de todos que nos visitam”, disse Acosta.

Visitação baixa

A visitação já tinha despencado nos últimos dias, principalmente depois que foram cancelados todos os voos que ligam o país à Europa. Houve reflexo imediato na rede hoteleira, que esperava um movimento intenso de turistas para a Semana Santa.

As reservas feitas anteriormente foram canceladas. Apesar de todos os prejuízos que o setor turístico argentino está sofrendo, o secretário de Turismo da Província de Missiones declarou que “hoje a prioridade são as medidas para que não se propague o vírus e que não haja casos autóctones (contraídos no próprio país)”.

As autoridades argentinas decidiram cancelar todos os encontros que possam gerar aglomerações. De última hora, a decisão abrangeu também o fechamento de escolas, por um prazo de 14 dias.

Argentina

Os números do novo coronavírus (covid-19) divulgados no sábado mostram que a Argentina já tem 45 casos confirmados, dos quais onze apareceram de sexta para sábado. Esses nove casos são de homens com idades entre 45 e 74 anos, que viajaram para a Europa recentemente.

A Argentina foi o primeiro país da América Latina a registrar uma morte por covid-19, a de um homem idoso que tinha outros problemas de saúde.

Lado brasileiro

Do lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, o parque redobrou o cuidado para evitar o contágio. Foram reforçadas medidas como a colocação de suportes extras com álcool para os visitantes e funcionários.

Segundo o parque, a comunicação interna tem destacado orientações sobre a prevenção da doença com os funcionários. Caso algum trabalhador apresentar sintomas suspeitos, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Colaboração Primera Edición e El Independiente Iguazú