Associação cria exposição virtual "Memorial da Televisão Aberta Brasileira"

De Marcelle Nogueira | 7 de dezembro de 2020 | 12:36

Ao completar 58 anos, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lançou no fim de novembro, o Memorial da Televisão Aberta Brasileira, uma grande exposição virtual, interativa, que reproduz as sete décadas da TV no Brasil. O trabalho foi tão reconhecido que acaba de ser incluído pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no Cadastro Nacional de Museus e ser considerado patrimônio imaterial da cultura brasileira.

São mais de 1.000 itens, 700 fotos e 28 vídeos, numa atmosfera que virtualmente impressionará os olhos de quem acessar este link.

Na exposição, é possível estar ao lado de Assis Chateaubriand na inauguração da TV Tupi, visitar a Lua em 1969, ver a Taça Jules Rimet, ou ficar bem próximo do carro de Ayrton Senna, entrar num reality-show ou em um cenário criado em computação gráfica. Ao final, uma sala apresenta a grande festa da TV.

“O Memorial da Televisão Aberta Brasileira é uma homenagem da ABERT aos profissionais e colaboradores que fizeram e fazem da nossa TV uma referência mundial. Pensamos em algo que ficasse como legado das comemorações e que acompanhasse as tendências atuais, respeitando as regras de distanciamento social”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

A exposição virtual é mais uma iniciativa do TV ANO 70, projeto do Memória ABERT, que nasceu com o intuito de não deixar de celebrar uma data tão simbólica para o meio.

Outras ações, como a criação do site do Memória ABERT, campanhas em TV aberta e Internet, encontros online especiais do Papo ABERT, livro sobre a TV Tupi, podcasts e postagens nas redes sociais, complementam as celebrações.

A exposição tem a curadoria do pesquisador Elmo Francfort em conjunto com o Conselho Curatorial das TVs associadas, confecção artística da Caselúdico, empresa responsável por exposições com grande sucesso de público, e da After Hour Multimídia, que reuniu uma playlist resgatando registros importantes da memória televisiva nacional.

Informações: ABERT e redação.