Audiências públicas vão dar sequência aos novos arrendamentos no Porto de Paranaguá

De Barbara Schiontek | 23 de janeiro de 2021 | 10:26
Nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro, a Portos do Paraná realiza as audiências públicas que dão sequência ao processo de licitação de duas áreas disponíveis para novos arrendamentos, no Porto de Paranaguá. Este ano, em ambiente virtual, nas ocasiões a empresa pretende apresentar e receber sugestões para o aprimoramento da documentação necessária para a realização do certame. - Foto: Divulgação Portos do Paraná

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Portos do Paraná vai realizar audiências públicas para dar sequência ao processo de licitação de duas áreas disponíveis para novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. Este ano, em ambiente virtual,  a empresa pública pretende apresentar e receber sugestões para o aprimoramento da documentação necessária para a realização do certame.

A estimativa é que o leilão das áreas seja realizado ainda neste primeiro semestre. Serão leiloadas a PAR 32, terminal portuário destinado a carga geral, com ênfase em açúcar ensacado; e a PAR50, destinada à movimentação de granéis líquidos.

A audiência pública para a PAR 32 acontece no dia 04 de fevereiro, com início às 13h e horário encerramento até às 18h. Já a sessão para a PAR 50 será no dia 05 de fevereiro, no mesmo horário.

Como participar

No site da Portos do Paraná está disponibilizado um banner que contém todos os detalhes e passo a passo para a participação pública.

As sessões serão transmitidas pelo canal da Portos do Paraná no Youtube.

Para apenas assistir, não é necessário inscrição. Porém, caso os interessados queiram se manifestar, eles deverão se inscrever pelo Whatsapp, no número (41) 99189-7720. O período de inscrição será das 7h às 11h, nos dias das sessões. Pelo Whatsapp será possível enviar as contribuições por vídeo, áudio ou texto.

Uma sala de reunião para transmitir as audiências também será criada. Caso alguém tenha interesse em entrar pela plataforma “Zoom”, é necessário fazer uma solicitação e encaminhar o endereço eletrônico de login ao se inscrever pelo Whatsapp.

Debate

O diretor jurídico da empresa pública, Marcus Freitas, explica que todas as questões operacionais, de engenharia, financeiras, econômicas e jurídicas, que envolvem o arrendamento das duas áreas, estão no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que também será apresentado e debatido nas audiências.

As sessões serão conduzidas pela Portos do Paraná, com a participação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Colaboração AEN