Aula virtual de capoeira ajuda a manter o corpo e a mente saudável

De Daniela Borsuk | 3 de abril de 2020 | 17:15
(Foto: Divulgação)

Durante a quarentena, se exercitar se tornou um desafio para muitos brasileiros. Manter o corpo e a mente saudáveis, no entanto, pode ser divertido e ainda ser feito em casa, gratuitamente, através das aulas virtuais gratuitas do educador físico Marcel Stocco, o professor Cabeção.

A ação começou no sábado (21) e acontece todos os dias, às 11h. Nesta sexta-feira (3) ocorreu uma aula unificada, com a participação de mais de 15 mestres capoeiristas de todo o Brasil com seus alunos, somando mais de 200 participantes – do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Inglaterra e Chile.

Mais de mil pessoas de todo Brasil e do exterior já participam das apresentações virtuais que tem ocorrido com regularidade pelas plataformas virtuais. O acesso é simples e gratuito. No celular, é só baixar o aplicativo ZOOM, seguir o roteiro autoexplicativo e inserir o código de identificação 325 057 9299.

Quem prefere usar o computador, basta acessar www.zoom.us/join, clicar em Entrar em uma reunião e inserir o mesmo número. Depois, é só ver os ícones disponíveis e ativar a opção desejada. A plataforma disponibiliza gratuitamente serviço de conferência remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel, além da sensação de proximidade.

“Tudo começou como uma brincadeira para entreter as famílias que estão reclusas em casa, em especial aquelas que residem em apartamentos. Mas a aceitação foi imediata e algumas aulas já contam com mais de 200 acessos, incluindo famílias de outros países”, conta Stocco.

Para todas as idades

Em virtude do grande interesse, outros mestres e contramestres de capoeira e que são parceiros de Cabeção também entraram na roda. Assim, eles montaram uma grade em que a cada hora, determinado professor coordenará as atividades com diversas brincadeiras. Para acessar a grade completa basta acessar a página do Tribus Capoeira no Facebook ou o @professorcabecao, no Instagram.

A programação é diária, indicada para crianças, jovens, adultos e idosos. “Qualquer um pode participar dessa aula lúdica de capoeira, seja alguém com 2 ou 80 anos de idade. É só arrastar os móveis da sala e se divertir. Por isso, só vai ficar parado quem quiser”, fala o professor Cabeção que também coordena o Instituto Tribus – entidade que atende mais de 2.500 pessoas – entre crianças e adultos – em 60 escolas de Curitiba e Região Metropolitana.

Colaboração Assessoria de Imprensa