Aumento de visitantes no litoral preocupa em época de epidemia

De Scheila Pessoa | 19 de março de 2020 | 09:52
(Foto: Reprodução)

O Prefeito de Guaratuba Roberto Justus fez um pronunciamento na tarde de quarta-feira (18), pelas redes sociais, para informar que os municípios do litoral não têm estrutura de atendimento de saúde para atender um aumento da demanda. O motivo do apelo aconteceu devido a chegada de muitos veículos e, consequentemente, o aumento da circulação de pessoas na cidade nos últimos dias. O alerta é para que as pessoas fiquem em casa.

“Com a suspensão das aulas, as pessoas pensam que no litoral, por ter menos pessoas, existe um risco menor de contrair o coronavírus e isso tem causado muita preocupação tanto para os moradores quanto para a prefeitura”, alertou Justus.

O prefeito ressaltou que ao contrário da temporada, durante as férias, a cidade recebe reforço em todas as áreas. Porém, nesse momento a capacidade fica reduzida para atender apenas a população local. O número de profissionais da área da saúde diminui e não há condições de atender uma situação de surto da doença. “A cidade não tem estrutura para receber um alto fluxo de pessoas, e isso vale para todas as áreas, desde a coleta de lixo, passando pela segurança pública, e também em relação ao atendimento hospitalar. Durante as férias, com a Operação Verão, aumenta o efetivo nas ruas, assim como há uma estrutura mais adequada para dar suporte aos turistas e veranistas que viajam para o litoral”, desabafou.

De acordo com o prefeito, as pessoas precisam se conscientizar que o período de suspensão das aulas, e também de dispensa no trabalho, é um período de quarentena e não época de féria. “As pessoas devem ficar em casa”, disse.

Ele alerta que o município faz a sua parte para enfrentar a situação de emergência que o país todo está passando. A população local também foi orientada a ficar em casa. “O correto nessa época de crise tão grave que estamos vivendo é focarmos em caso”, finalizou.

Colaboração Prefeitura de Guaratuba