Auto do Largo da Ordem e Natal do Palácio Avenida estreiam nesta semana

De Daniela Borsuk | 2 de dezembro de 2019 | 08:36
(Foto: Cido Marques/ FCC)

Auto de Natal “Espírito de Amor e Confraternização” no Largo da Ordem, coral do Palácio Avenida, espetáculo “O Sentido do Natal” na praça da Câmara Municipal, festival de filmes de Natal no Cine Passeio, Lanternfest no Bosque do Alemão e passeio de carro do Papai Noel na Rua XV de Novembro. A semana está recheada de estreias gratuitas no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.  

A programação começa nesta segunda-feira (2), às 19h, com a apresentação de alunos do projeto Nosso Canto da Regional Portão, na Igreja do Bom Jesus do Portão. Com direção do maestro Jessé Piñon, o grupo irá interpretar clássicos como Dona Nobis, de Mozart; Glória, de Paul Basler; Noite Feliz, de Joseph Mohr; e Boas Festas, de Assis Valente. 

Na terça-feira (3), às 19h30, a Praça Eufrásio Correia (Câmara Municipal), no Centro, recebe a primeira apresentação do auto O Sentido do Natal. Com 15 minutos de duração, o espetáculo sobre o nascimento de Jesus da Fundação Cultural de Curitiba também poderá ser visto no local nos dias 10/12 e 17/12, no mesmo horário. Nos dias do auto, a Praça Eufrásio Correia – que ganhou estrelas gigantes iluminadas até 6 de janeiro –  irá receber também food trucks.

Ópera no Largo da Ordem

A partir das 19h30, na quarta-feira (4), um clima de ópera toma conta do Centro Histórico com o Auto de Natal Espírito de Amor e Confraternização do Largo da Ordem, que estreia após os cancelamentos da semana passada por causa das chuvas. No espetáculo de rua gratuito, que tem como pano de fundo os casarões históricos da região, o público acompanhará, do calçadão, apresentações com figurinos, luz e efeitos especiais, e depois irá assistir a concertos festivos no Memorial de Curitiba. A encenação irá acontecer sempre às quartas e quintas, às 19h30, até 12 de dezembro.

Quarta-feira (4) terá ainda, às 18h, a primeira apresentação do auto “A Anunciação do Anjo Gabriel”, que terá como pano de fundo a Catedral Basílica Menor de Curitiba, na Praça Tiradentes, no Centro. Durante dez minutos, sete atores dramatizarão um trecho do capítulo um do Evangelho de São Lucas, que narra o diálogo do anjo com Maria sobre a escolha dela para ser a mãe de Jesus. A encenação volta a ocorrer nos dias 11 e 18/12, no mesmo horário. 

Filmes ao ar livre

Na quinta-feira (5), a partir das 19h30, começa o festival de filmes de Natal do Cine Passeio. Serão 12 filmes exibidos ao ar livre no Terraço Passeio, de quinta a domingo, até 22 de dezembro.

Também na quinta-feira (5), a Catedral de Curitiba recebe, às 20h, a Camareta Antiqua de Curitiba para concerto de coro e orquestra. No programa, clássicos e obras natalinas de compositores consagrados como Antonio Vivaldi, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani Cortes, Antonio Carlos Jobim e Georg Friedrich Händel. 

As Cores de Natal

Em sua 29ª edição, o Palácio Avenida estreia, na sexta-feira (6), às 20h15, aquele que é considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Brasil. O Natal do Bradesco terá como enredo o tema “As Cores do Natal” e volta a reunir um coral natalino de 100 crianças, incluindo estudantes das escolas municipais. Uma das novidades deste ano será um show de luzes. Os espetáculos, no Centro, vão ocorrer sextas, sábados e domingos, até 22 de dezembro. 

O espetáculo “As Cores do Natal” volta a reunir um coral natalino de 100 crianças, incluindo estudantes das escolas municipais. Uma das novidades deste ano será um show de luzes. As apresentações, no Centro, vão ocorrer sextas, sábados e domingos, até 22 de dezembro. 

No sábado (7), as duas grandes atrações do Natal de Curitiba 2019 são a o primeiro passeio de carro do Papai Noel pela Rua XV de Novembro, no Centro, a partir das 11h30; e a edição 2019 da Lanternfest (Festa das Lanternas), tradição dos povos germânicos em homenagem a Sankt Martin (São Martinho), que este ano vai ocorrer a partir das 18h30 no Bosque do Alemão, no Pilarzinho. 

Atrações desta segunda-feira (2)

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)
12h – Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
13h – Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque do Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)
17h30 – Passagem da Maria Fumaça (sai da Rodoferroviária e circula por Curitiba sentido Almirante Tamandaré)
19h – Apresentação do Nosso Canto da Regional Portão na Igreja Bom Jesus do Portão  (Avenida República Argentina, s/n, Portão)
19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)

Colaboração Prefeitura de Curitiba