Autoescolas poderão retomar atividades gradativamente ainda em maio

De Marcelle Nogueira | 7 de maio de 2020 | 15:39
Imagem: Pexels

Paraná foi o primeiro Estado a formalizar junto ao Conselho Nacional de Trânsito o pedido de liberação durante a pandemia das teleaulas teóricas nos cursos de formação de condutores, o que foi autorizado pelo órgão federal na quarta-feira da semana passada (29).

O deputado estadual e Líder do Governo, Hussein Bakri, levou algumas demandas ao Chefe da Casa Civil, Guto Silva, e ao Diretor-Geral do Detran, Coronel Cesar Kogut, e conforme portaria editada pelo órgão na última terça-feira (5), estão autorizadas as aulas remotas nas autoescolas do Paraná.

Ainda falta a homologação das plataformas online, mas de acordo com Bakri, deve ocorrer nos próximos dias.

Outra portaria estabeleceu um cronograma para a retomada das aulas práticas de direção a partir da próxima segunda-feira (11), os exames teóricos para a primeira habilitação e das provas de reciclagem retornam dia 18 e os exames práticos, dia 25 ainda deste mês (maio).

Além de condicionar os serviços aos cuidados de saúde exigidos, as portarias levam em conta que muitos paranaenses dependem da carteira de motorista como único meio de sustento ou atuam no transporte de cargas essenciais, como alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde.