Avião cai e deixa um morto em SP

De Redação Estadão | 8 de julho de 2020 | 19:55

Um avião de pequeno porte caiu no final da tarde desta quarta-feira, 8, na avenida Braz Leme, perto do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta de 18h10 e oito viaturas foram enviadas ao local. Às 18h40, a corporação informou que o fogo já havia sido extinto e um corpo foi encontrado carbonizado.

O auxiliar de mecânico Felipe Novaes, de 18 anos, contou que passava pela Braz Leme quando viu uma aeronave em baixa altitude, como se ela se preparasse para pousar. “Passamos e só depois ouvimos um estrondo muito forte. Voltamos e nos deparamos com o avião no chão em chamas. Uma imagem impressionante porque instantes antes tinha visto o avião no ar”, relatou.

Por volta das 19h, os destroços estavam envoltos em espuma usada pelos bombeiros para debelar as chamas. A aeronave de pequeno porte caiu próximo ao canteiro central da avenida, que foi interditada nos dois sentidos para o tráfego.

Felipe Dizioli, de 33 anos, corria em um dos canteiros da avenida quando disse ter escutado o barulho do avião, ainda no ar. “Escutei o barulho e olhei pra cima, vi ele caindo. Tive pouco tempo para correr”, contou. A aeronave atingiu o solo a menos de 50 metros de onde estava. “Assim que atingiu o solo, explodiu.” Ele, que é proprietário de uma agência de marketing, contou que ainda retornou ao local para tentar prestar socorro, mas as chamas eram intensas. “Não dava para chegar muito perto”, disse.

Os fins de tarde nos canteiros da avenida são ocupados por moradores da região, que procuram o local para realizar atividades físicas. À noite, muitos deles seguiam nas proximidades acompanhando o trabalho dos bombeiros.

O taxista Robson Ferreira de Carvalho, de 52 anos, disse que, no momento, ventava muito na região e que viu a aeronave antes da queda. “Estava muito baixa”, apontou. Após o barulho da explosão, ele voltou a local e se deparou com as labaredas.

Acidentes perto do Campo de Marte

Em 2018, pelo menos dois acidentes com aeronaves aconteceram perto do Aeroporto Campo de Marte. Em julho daquele ano, dos sete ocupantes do avião de pequeno porte, quatro foram arremessados para fora e três tiveram de ser retirados das ferragens. O piloto não resistiu aos ferimentos.

Em novembro, uma aeronave havia decolado do Campo de Marte às 15h55, com destino a Jundiaí, no interior paulista, e atingiu uma casa quando caiu. Duas pessoas morreram e onze ficaram feridas.

Marco Antônio Carvalho
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário