Bailarinos criam coreografia inédita para apresentação gratuita no Guairão

De Redação | 20 de agosto de 2019 | 00:00

Na terça (20) e na quarta-feira (21), às 20h, o Guairão recebe o projeto Plataforma Novos Criadores, em que bailarinos da companhia de balé do Teatro Guaíra são convidados a criar coreografias inéditas. Nesta edição foram selecionados dois trabalhos: Peixe Solúvel, de João Bicalho, e Call Me Irresponsible, de Vitor Rosa. A entrada é gratuita e o formato da apresentação é o Guairão do Avesso, com a plateia no palco.

O público vai assistir aos espetáculos no próprio palco do Guairão. Uma pequena arquibancada para 100 pessoas será montada e a plateia vai compartilhar o espaço com os bailarinos. A ideia é aproximar público e bailarinos a partir de uma apresentação de dança contemporânea, criando um ambiente mais intimista.

João Bicalho, um dos criadores, conta que a experiência é uma oportunidade de o bailarino vivenciar outras funções dentro da companhia. A coreografia criada por ele é inspirada no escritor francês André Breton, um dos precursores do movimento surrealista. “No mundo simbólico, torna-se possível o que no mundo material é impossível. E o ser humano, com seus sonhos e os devaneios, pode acessar essas impossibilidades que, no entanto, dão sentido completo a muitas realidades que, de outra forma, seriam insípidas ou absurdas”, disse.

O outro coreógrafo será o bailarino Vitor Rosas, que produziu o trabalho Call Me Irresponsible. “O projeto expõe a imagem de linhas de produção que transformam matéria em descarte. A lógica de mercado que explora os corpos até sua overdose é representada por uma esteira que nunca para. A estrutura da esteira empurra seus componentes/participantes para um solo não fértil, um futuro insustentável, o completo descarte”, explicou.

A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do espetáculo.

Colaboração AEN-PR

(Foto: Divulgação via AEN-PR)