Bar do Alemão lança nova coleção de souvenires

De Daniela Borsuk | 19 de novembro de 2019 | 09:51
(Foto: Reprodução/ Facebook)

Nesta terça-feira (19), a partir das 16h, o Bar do Alemão realiza o lançamento de uma coleção de souvenires do projeto Sou Curitiba, iniciativa de economia criativa que ajuda a estimular o turismo na capital paranaense.

Como comemoração aos 40 anos de um dos mais tradicionais bares de Curitiba, os participantes do programa criaram uma coleção específica com nove produtos, que incluem camisetas, placas, porta objetos, chaveiros, entre outros.

Os produtores criativos fizeram uma visita técnica, conheceram curiosidades e a história do estabelecimento e desenvolveram produtos. “A criação dessa coleção destaca a importância da cultura alemã para a colonização da cidade e a formação de alguns dos hábitos dos curitibanos. E também foi uma forma de homenagear o bar que faz parte da história de Curitiba”, explicou a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

O dono do Bar do Alemão, Jorge Tonatto, elogiou a qualidade das peças que serão exibidas na terça-feira. “Ficamos lisonjeados com o convite para os artistas produzirem as peças em homenagem ao bar. Esses são materiais muito bem produzidos, com ótimo acabamento e que superaram as nossas expectativas”, afirmou.

Os produtores credenciados pelo Sou Curitiba também realizaram uma visita guiada por alguns pontos turísticos através da Linha Turismo com o objetivo de conhecerem importantes elementos da iconografia, símbolos e momentos da história da capital curitibana como inspiração para a criação dos produtos.

A iniciativa colaborativa Sou Curitiba surgiu na época da Copa do Mundo de 2014 com o objetivo de aproveitar o fluxo de turistas para oferecer souvenires inovadores, que contassem a história de locais e personagens tradicionais e, com isso, incrementar o desenvolvimento do turismo da cidade. Voltado para designers, artesãos, arquitetos e criativos, o projeto passa pelas etapas de empreendedorismo, imersão na cultura e no turismo da cidade e inovação com o design.

Os souvenires aprovados em uma curadoria passam a ter a marca SouCuritiba e são vendidos em locais estratégicos da cidade que vão de pontos turísticos como o Museu Oscar Niemeyer e Ópera de Arame, até cafés, hotéis, bares e restaurantes. São 12 pontos de venda físicos parceiros e um ponto de venda online.

Em sete edições, já foram selecionados 306 produtos, sendo 50 deles apenas na edição de 2019 e já passaram pelo projeto 187 empreendedores criativos. Ao todo, já foram vendidos mais de 80 mil produtos, o que representou quase R$1,5 milhão de reais em vendas.

Criado pelo Sebrae/PR, o SouCuritiba tem como parceiros o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Unidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Colaboração Assessoria de Imprensa