Biblioteca Pública divulga a programação para agosto

De Redação | 31 de julho de 2019 | 00:00

A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação cultural para os públicos de todas as faixas etárias no mês de agosto. As atividades incluem oficinas, contação de histórias, lançamentos de livros e novas edições dos projetos Um Escritor na Biblioteca, Música na BPP, Aventuras Literárias e Cine Pipoca. Todos os eventos são gratuitos.

Autora de alguns dos maiores clássicos infantojuvenis nacionais, Ana Maria Machado é a convidada de mais uma edição do projeto Um Escritor na Biblioteca. O evento acontece no dia 13, às 19h, com mediação do jornalista José Carlos Fernandes.

Outro destaque da grade é a oficina de contos ministrada pelo escritor e editor potiguar Estevão Azevedo. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2015 pelo livro Tempo de Espalhar Pedras, ele parte de textos de autores consagrados para explicar os mecanismos do gênero e sugerir atividades práticas para os alunos. As aulas acontecem entre os dias 21 e 23, das 14h às 17h, com inscrições online no site da BPP (a partir do dia 8).

No dia 23, os violonistas Murillo Da Rós e Mazzar Mazzarolo apresentam um tributo a João Gilberto (1931-2019) no projeto Música na Biblioteca. Especialista em combinar ritmos brasileiros com jazz e flamenco, a dupla toca no hall térreo, a partir das 17h30.

Para crianças

Além das edições diárias da Hora do Conto, sempre seguidas de oficinas de trabalhos manuais, a Seção Infantil da Biblioteca programou novos eventos das séries Sábado Lúdico, Aventuras Literárias, Piquenique Literário e Cine Pipoca.

No dia 3, a partir das 10h, acontece mais uma edição do Sábado Lúdico – encontro de RPG, card games e jogos de tabuleiro. O projeto Aventuras Literárias retorna com dois escritores convidados: Josiane Orvatich (dia 6, às 10h) e Denis Winston Brum (dia 13, às 14h30).

No dia 8, às 10h, a equipe da BPP volta à Praça 29 de Maio para mais um Piquenique Literário – com contação de histórias, brincadeiras e troca de livros. E o Cine Pipoca exibe a animação pré-indicada ao Oscar Tito e os Pássaros (nos dias 14 e 28, sempre às 14h30).

Lançamentos e inclusão 

A Biblioteca recebe o evento de lançamento de dois livros da coleção Feminismos Plurais: Lugar de Fala, de Djamila Ribeiro, e Empoderamento, de Joice Berth.

O encontro, com a participação das autoras, acontece no dia 21, a partir das 18h30, no auditório. No dia 23, Carlos Homero e Marisa Giacomini lançam a coletânea de crônicas Brasileiros, Paixão Itália! – a partir das 17h30, também no auditório.

Dois eventos promovidos pela Seção Braille completam a programação de agosto. No dia 9, a partir das 18h, acontece o lançamento do livro Muito Além da Visão – Narrativas de Pessoas com Deficiência Visual, com a presença de Leila Lima, uma das autoras que assinam a obra.

A BPP ainda promove o encontro estadual Os Desafios e Perspectivas das Pessoas com Deficiência Visual Diante da Conjuntura Atual, organizado pelo Instituto Paranaense de Cegos e a Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual. O evento acontece no dia 15, das 8h30 às 17h30, no auditório. 

A programação completa está disponível no site da Agência Estadual de Notícias.

Colaboração e foto: AEN