Black Friday: especialistas dão dicas de gestão de vendas

De lucianpichetti | 19 de novembro de 2020 | 17:53
Foto: Pexels

Dia 27 de novembro é a data oficial da Black Friday. Mas, no Brasil, há lojas que aproveitam o mês todo para oferecer diversos descontos em produtos e serviços. Porém, o questionamento que fica é: as empresas sabem como administrar a alta demanda de vendas e fazer um bom marketing nesse período tão esperado pelos comércios? Os lojistas estão preparados para enfrentar os principais desafios desse período? Como fazer uma campanha que realmente favoreça meu cliente e gere bons negócios?  

A Black Week é o período em que as vendas se intensificam por conta do acúmulo de descontos e no dia oficial da Black Friday (27), a cada ano os números são ainda mais surpreendentes. Em 2019, foram gastos 3,2 bilhões de reais no Brasil nesse dia e o aumento de vendas chegou a 23% em relação ao ano anterior. Com a pandemia, os especialistas têm uma expectativa ainda mais alta por conta das vendas on-line que crescem cada vez mais.

Para ajudar as empresas a aproveitarem ainda mais esse período, a Pontomais, startup de tecnologia para gestão de pessoas, convidou profissionais com experiência em gestão ágil para compartilhar experiência sobre marketing digital na Black Friday.

Em um vídeo, que será divulgado no youtube da startup no dia 23 de novembro, as profissionais Luísa Barwinski – analista de Inbound Marketing Sênior da Juno e fundadora da MOT Digital – e Roberta Selister – Head of mídia/digital da Escala – passarão suas experiências de marketing ágil e tomada de decisões rápidas de negócios, para ajudar comerciantes neste período de aumento de vendas em que também há grande concorrência.

Ricardo Nacarato, coordenador de marketing da Pontomais, traz algumas dicas para que o período seja de sucesso.”Uma Black Week só é boa quando se tem benefícios para os dois lados. Ela precisa valer a pena para o consumidor, mas ao mesmo tempo tem que render lucros para a empresa. Portanto, é importante que o empreendedor esteja preparado e pense nos seguintes pontos: meu servidor está pronto pra essa semana de vendas intensas? Tenho realmente conteúdos relevantes para colocar em promoção? Vou dar um descontão, mas vou ter retorno? Estou preparado para o aumento de demandas que vou ter nessa última semana de novembro? Pensei no meu cliente fixo que está sempre privilegiando a marca, estando ela com as opções com desconto ou não?” questiona, Ricardo Nacarato. 

Para Nacarato, o primeiro passo a ser dado é ficar atento ao servidor, para que o seu site esteja preparado para receber mais visitas nesse período. Não adianta investir milhares de reais em estratégias de vendas e não ter um site com o suporte devido. Portanto, verifique seu plano contratado para que receba mais visitas sem ter instabilidade no sistema, veja principalmente se a aba de compras do site continua funcionando bem, verifique se não há links quebrados e imagens de produtos que não estejam carregados no e-commerce, e confira principalmente se o site funciona em dispositivos móveis, afinal hoje quase tudo é resolvido pelo celular.

Pense que em meio a pandemia o site de vendas é o carro-chefe da sua empresa e nessa semana importante ele jamais pode te deixar na mão.  

– Faça promoções atrativas! 

Os descontos incríveis são os que de fato abrem os olhos dos consumidores. Portanto, nessa semana aposte no diferente e em algo que faça o consumidor mexer no bolso mesmo. “Hoje as pessoas estão mais atentas aos produtos maquiados, então enganar o consumidor com um mega desconto, mas em cima do triplo do valor original do produto é um tiro no pé. Um fator muito importante também é pensar no seu cliente fiel. Faça um desconto ainda mais especial para o consumidor que sempre compra o seu produto ou serviço, é uma forma de fidelizar ainda mais essa parceria”, explica.  

– Aproxime-se do consumidor. Use todos os canais de comunicação da sua empresa!

Não esqueça que quanto mais próximo do consumidor você estiver, há mais chances de ele comprar com você. Então, promova anúncios nas redes sociais, indique contador de tempo para ofertas no site e não esqueça no atendimento ao cliente pelo whatsapp, que facilita ainda mais o processo de compra do consumidor. Inclusive algo que pode ser oferecido para clientela é “Wish list” em que as pessoas podem listar suas preferências da loja e automaticamente o seu site pode sugerir os descontos da Black Friday.  

Da redação com assessoria

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